As vantagens e desvantagens da loja virtual de aluguel

| 05/06/2012 - 10:34 AM | Comentários (2)

Ainda existe muita insegurança por parte dos empreendedores digitais na hora de escolher o sistema de e-commerce mais adequado para iniciar o seu negócio. Alugar ou construir sua própria loja virtual? Eis a questão que gera dúvida entre muitos.

Em ambos os modelos de loja virtual, alugada ou própria, existem vantagens e desvantagens. Existem casos em que é melhor alugar e outros em que a compra de uma loja com particularidades específicas para o negócio é a melhor opção. Tudo dependerá do seu projeto, da história do seu negócio e da grandeza implicada.

As lojas virtuais alugadas, antes de mais nada, são uma ótima opção para aqueles empreendedores que estão iniciando um negócio, querem apostar no ambiente online sem grandes investimentos, ou ainda, desejam conhecer o funcionamento e possibilidades  de êxito do negócio, fazendo um teste. O baixo custo das lojas virtuais de aluguel é o grande atrativo e uma das vantagens.

Como funciona a locação:

As lojas virtuais de aluguel são sistemas padronizados, criados rapidamente, oferecidos através de pacotes mensais pré-formatados. O serviço é oferecido por empresas especializadas que podem agregar ao serviço, de acordo com o desejo do cliente, as inserções de produtos, atualizações, entre outros. A loja virtual alugada fica hospedada no servidor da empresa proprietária e em caso de cancelamento do aluguel, o empreendedor poderá solicitar somente o banco de dados do sistema. Neste modelo de loja, o empreendedor só precisa se preocupar com as vendas, pois a parte técnica e funcional fica sob responsabilidade da empresa que aluga a plataforma de loja virtual.

Lojas virtuais open source:

Além das lojas virtuais de aluguel, criadas pelas empresas da área, existem também a soluções open source, sistemas de e-commerce livre, que podem ser baixados gratuitamente para operação comercial. Entre os modelos de sistemas gratuitos, posso citar o Magento, uma ferramenta de fácil integração, pois permite uma grande quantidade de customizações e personalizações que conseguem atender completamente a necessidade de pequenas e medias empresas que desejam vender através da internet. Neste caso, o empreendedor só paga o valor da customização e personalização para adaptá-lo ao seu negócio, caso não tenha o conhecimento técnico para isso, uma vez que, a ferramenta é bem complexa. A desvantagem deste modelo de loja é a falta de suporte, caso haja problemas com o funcionamento o empreendedor deverá procurar assistência de outras empresas ou profissionais da área. Com isso muitos acabam contratando suporte mensal para não correrem risco com emergências.

Desde a criação da Loja Magento  ela tem sido continuamente melhorada e aperfeiçoada. No Brasil a comunidade de utilizadores e desenvolvedores cresce de forma muito rápida e com isso torna-se cada vez mais fácil de adaptar o Magento as necessidade do mercado brasileiro, pois há uma grande quantidade de pessoas trocando informações, gerando documentação e módulos para o sistema.

O que compõe o custo de uma loja virtual alugada:

O custo de uma loja virtual alugada, normalmente, tem só um valor mensal. Porem o lojista pode optar por serviços que deixem a sua loja mais personalizada e/ou facilite a sua vida no inicio da operação como: a criação de um layout personalizado, o cadastro de produtos, treinamento, criação de banners… O valor da mensalidade (aluguel) varia entre R$30 e R$500,00, de acordo com a empresa e os serviços agregados.

O que deve ser analisado ao escolher uma empresa de locação de lojas virtuais?

Uma das principais questões a se pensar é sobre a solidez da empresa de locação no mercado. A final, a loja é alugada, não é sua, e se a proprietária da loja fechar, você pode perder tudo, pois o banco de dados, os códigos fonte, imagens, técnicas de rankeamento aplicadas, tudo estará perdido com a empresa fornecedora. Então é preciso verificar, antes de qualquer coisa se o sistema permite exportar os dados para sistemas externos, se a empresa investe na atualização e desenvolvimento do software, se há backups constantes e se há limitações de visitas ou transações por mês, se é possível customizar um layout, para diferenciá-lo dos padrões existentes, se o painel é amigável, completo e fácil de utilizar.

Por fim, vou elencar algumas vantagens e desvantagens das lojas virtuais alugadas, iniciando pelas suas vantagens:

-Investimento baixo

-Se não der certo, é só fechar, perdendo apenas os meses de aluguel pagos

-Prazo de desenvolvimento rápido

-É indicada para pequenos e médios negócios

-Suporte garantido

-Preocupação somente com as vendas, não com a ferramenta

Desvantagens:

-Ficar preso a uma empresa

-Falta de flexibilidade para alterações de funcionalidade e layout

-A migração para uma loja própria pode nem sempre sair tão barato

Loja virtual comprada

Para quem já tem um negócio sólido e quer partir para vendas online, recomendo a compra de uma loja virtual completa e personaliza de acordo com as suas necessidades, sem limitações. Os custos para ter uma loja virtual comprada é com certeza muito mais alto que uma loja virtual locada, pois além de todo o investimento da compra do sistema, você pagará por atualizações, novos recursos, correções de erros e inclusive pela HOSPEDAGEM. Independente de você ter comprado uma loja virtual ou não, você precisa de um local para hospedá-la e em alguns casos apenas a mensalidade da hospedagem se torna mais caro do que a locação de do produto completo, que já inclui hospedagem.

Antes de investir em qualquer negócio, seja na internet ou não, o empreendedor deve analisar a melhor forma de atuação para atingir seus objetivos e garantir o sucesso no investimento. No comércio eletrônico, da mesma forma, deve-se pensar em tudo que o negócio envolve.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Marcio Eugênio: Marcio Eugênio é especialista em e-commerce. É também colunista em diversos portais relacionados ao comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com uma vasta experiência em vendas online. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (2)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Flávio Maciel disse:

    É importante complementar que embora o Magento seja uma plataforma aberta, ela possui modelos pagos e é suportada pelos gigantes do comércio eletrônico eBay e Paypal.

    Magento é simplesmente a plataforma de ecommerce que mais cresce no mundo há alguns anos e responde por 25% das lojas virtuais do mundo.

    Também possui o maior marketplace de plugins e módulos com mais de 5.000 opções de *altíssima qualidade* para download.

    Além da enorme comunidade que o Magento já possui no Brasil, uma rede de parceiros oficiais habilitados a dar suporte qualificado.

    Mesmo sendo gratuita, não chega a ser uma plataforma barata de se implementar, pois sua mão de obra é relativamente mais cara. Mas é uma das MELHORES opções de plataforma para quem pretende crescer.

    O seguinte hotsite possui mais informações sobre o Magento, exemplos de lojas e indicação de desenvolvedores especializados:
    http://www.ipagare.com.br/magento/tudo-sobre

    Abs

  2. Moises dos santos lima disse:

    oi boa noite eu mm chamo Moises e estou interesado em comesar importar da china e estados unidos ;e tambem pretendo alugar uma loja virtual eu gostaria de saber mais ou menos o quanto eu vou gastar com o aluguel e ospedagem de uma loja virtual por meis! e tambem eu queria saber se na modalidade de loja alugada se eu posso controlar o meu estoque de produto eu mesmo ou eu vou depender do suporte da loja, pois eu pretendo exportar aos poucos e tambem ir cresendo aos poucos pois vou comesar com um capital bem pequeno

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.