Dicas para definir o método de pagamento ideal para seu e-commerce

| 07/07/2015 - 13:49 PM | Comentários (0)

credit-card

O que considerar na hora de escolher a forma de pagamento para o seu e-commerce? Cada meio de pagamento é bem especifico e a recomendação é feita de acordo com a fase e tamanho do seu e-commerce. E como envolve a decisão de compra do seu cliente é necessário que essa análise seja feita com muita cautela.

A dúvida gigante que circula é “qual é o melhor: intermediador, gateway ou há alguma outra? ”. Para auxiliá-lo, a Fernanda Quintero, da Site Blindado, uma das maiores empresas de segurança virtual da América Latina, relacionou algumas dicas considerando as vantagens e desvantagens de cada método, observando qual é a melhor escolha para a fase que seu e-commerce se encontra.

O intermediador

Nesse modo, o pagamento é terceirizado. Então, na hora de finalizar a compra, o consumidor é direcionado a outro ambiente (outra página) para se cadastrar e concluir o pedido.  É indicado para pequenos e médios e-commerces, para quem está iniciando.

Entre as vantagens dessa modalidade, temos o pagamento à vista ao lojista das compras parceladas do cliente (verifique as taxas desse serviço); atende a todas as bandeiras, sem precisar contratar diferentes bancos e operadoras; o ambiente é seguro porque os dados são protegidos e criptografados pelo intermediador; não tem contratos burocráticos com os bancos e empresas de cartão de crédito; a maioria das plataformas atende a esse sistema.

Uma das desvantagens encontrada é que o processo de compra se torna mais burocrático, demorado, o que pode impactar nas vendas e conversões do seu e-commerce; o índice de abandono do carrinho pode aumentar e as compras por impulso diminuir (já que seu cliente terá mais tempo para pensar). Um exemplo de empresa que é intermediador de pagamentos, como a Pagar.Me.

O gateway

Aqui, quem recebe o pagamento é a própria loja virtual. Não há presença de terceiros, tudo isso é realizado no site da loja mesmo e o cliente não é redirecionado para outra página na hora de efetuar a transação, o site faz conexão direta da loja com o banco.

É indicado para um lojista mais independente, já crescido e maduro. Uma das desvantagens dessa forma de pagamento é o parcelamento do seu cliente, pois sua loja receberá parcela por parcela, isso geralmente, dificulta o lojista a negociar com o consumidor, pois reduz o número possível de parcelas.

Nesse caso, você precisará contratar um certificado digital SSL, pois os adquirentes (Stone, Rede, Cielo) exigem que você tenha a criptografia de dados em sua página. Esse método facilita o processo de compra porque o seu cliente terá mais agilidade e praticidade, ele não será direcionado para outra página o que favorece as compras e sua conversão de vendas; aceita todas as bandeiras e formas de pagamento; A maioria dos gateways fornece relatórios e painéis administrativos das vendas, ajudando o dono do e-commerce na administração da loja, além de também ser adaptável e de fácil customização para qualquer tipo de site. Uma empresa que fornece esse tipo de serviço, por exemplo, é a MundiPagg.

Adquirente

É a própria máquina de cartão no seu e-commerce. Ela faz conexão direta entre as bandeiras e o cartão, entre o banco do cliente e a conta, ou seja, é a operadora de cartão. Não há empresas que intermediam esse processo; O lojista faz credenciamento direto com a empresa, sem o gateway e o intermediador; os bancos conseguem adiantar os pagamentos.

Não é aconselhável para quem está iniciando, é mais indicado para quem já tem um e-commerce sólido.

Exige maior investimento, pois a cobrança é por transação e precisa aderir às regras de segurança; como não fornece segurança alguma, será necessário contratar uma empresa para proteger os dados das transações; o processo para aderir a esse modo de pagamento é mais burocrático porque exige documentações; é preciso avaliar se a sua plataforma permite tal integração. Uma empresa que fornece esse tipo de serviço, por exemplo, é a Stone.

Portanto, tudo dependerá do seu momento. É importante avaliar seus objetivos, inclusive financeiros, e delinear qual se encaixa melhor. Cabe ao dono do e-commerce decidir qual o melhor meio de pagamento para o seu negócio.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.