Como causar uma boa primeira impressão no e-mail marketing

| 19/08/2013 - 07:52 AM | Comentários (0)

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© Feng Yu – Fotolia.com

Já diz o velho ditado: “A primeira impressão é a que fica”. Assim como formamos a maior parte da nossa opinião sobre outras pessoas através das primeiras impressões que temos delas, no e-mail marketing ocorre a mesma coisa. Pode parecer um tanto óbvio, mas na prática percebe-se que a maioria das empresas ainda não se deu conta. Começar uma comunicação por e-mail representa o início de um relacionamento, portanto a primeira impressão vai influenciar diretamente nas chances deste relacionamento dar frutos ou não. Vamos mostrar alguns exemplos dos erros mais comuns e também importantes dicas para causar uma primeira impressão positiva a respeito da sua empresa.

Erro número 1: Ausência de mensagem de boas vindas

Uma grande parte das lojas virtuais brasileiras, apesar de ter o formulário de opt-in na sua página inicial, não enviam mensagem alguma de boas vindas quando alguém se cadastra. Ora, estão perdendo a melhor de todas as oportunidades de passar uma boa primeira impressão!Portanto, a dica é SEMPRE enviar uma mensagem de boas vindas imediatamente após o opt-in realizado no site. E capriche nesta mensagem. Produza uma peça com layout agradável e com foco em mostrar o quão importante é este cadastro para a empresa. Aproveite e já informe quais vantagens a pessoa terá a partir deste momento. Isto vai demonstrar que sua empresa se importa com quem se cadastra e as pessoas valorizam muito isso.

Erro número 2: Primeiras palavras do conteúdo não planejadas para chamar a atenção

Quando recebemos um e-mail em nossa caixa de entrada, as primeiras informações que lemos são o nome do remetente e o assunto da mesma. Certo? É verdade, mas não é só isso. Com a chegada dos smartphones, tablets e smart TVs, o usuário de e-mail tem agora mais uma informação que é exibida logo abaixo do assunto: as primeiras palavras do conteúdo da mensagem. O que mais vemos atualmente ainda é a clássica frase: “Se não estiver visualizando a mensagem, clique aqui”. Apesar de esta mensagem ser útil e importante, quem disse que ela precisa ser a primeira? Isso soa como uma “acomodação” generalizada, do tipo “todos fazem assim”. Talvez seja verdade, mas nem tudo que é comum é o certo. Veja o exemplo de um e-mail da WWF, uma ONG que atua na área de preservação ambiental:

Veja como logo na primeira frase eles perguntam: “Você se preocupa com um futuro limpo e saudável para as pessoas e para o planeta?”. Esta pergunta desperta curiosidade nos leitores, fazendo com que uma quantidade maior de pessoas queira abrir a mensagem. Supondo que você venda utilidades domésticas, que tal criar a primeira frase do e-mail com conteúdo dinâmico? Você pode exibir o nome da pessoa na primeira frase da peça, fazendo uma indagação do tipo: “Olá Fulano de Tal, que tal trazer mais conforto para a sua casa?”. Ou se você vende qualquer outra coisa e está anunciando um novo produto, poderia escrever “Fulano de Tal, você vai gostar desta novidade…”. Faça com que esta frase varie de acordo com o conteúdo de cada peça, não deixe ela estática. Ela vai servir como um “reforço” do assunto, despertando curiosidade nos leitores, o que levará a uma maior taxa de abertura.

Erro número 3: Assunto mal formulado

O assunto da mensagem sempre vai impactar de maneira muito forte a primeira impressão a respeito de uma empresa, especialmente quando o relacionamento está começando. No caso do assunto da mensagem de boas vindas, foque em transmitir primeiro um agradecimento seguido de uma síntese dos benefícios oferecidos para quem se cadastra, o que levará a pessoa a querer ler a mensagem justamente para conhecer estes benefícios. Também nunca é demais relembrar estas outras dicas importantes:

– Seja sucinto: o assunto não pode ser muito extenso (máximo de 45 caracteres).

– Crie senso de urgência: o assunto deve convencer a pessoa de que a mensagem deve ser aberta agora.

– Cuidado com os adjetivos: devem ser evitados no assunto da mensagem.

– Coerência: o assunto da mensagem deve ser coerente com o conteúdo da mesma.

– Não use o nome da empresa: o nome da empresa deve ser usado apenas no remetente, não há porque repetir a mesma informação.

– Evite o uso de CAPS LOCK: use apenas eventualmente e em uma palavra do assunto quando quiser dar ênfase.

Todas estas dicas estão melhor explicadas em um post anterior, chamado Escolhendo o assunto para sua campanha. Confere lá!

Ao aplicar as dicas acima, deixando de cometer estes 3 erros, você estará criando uma primeira impressão positiva junto às pessoas que estão começando a receber suas mensagens. Uma primeira impressão positiva pode ser o diferencial para que a pessoa se engaje com a empresa através das próximas mensagens, trazendo resultados interessantes de aberturas, cliques e conversões. Jamais se esqueça desta conhecida frase: “Nunca haverá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão”. Pense nisso!

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Categoria: Cases

Sobre Vinicius Correa: Vinicius Correa é graduado em Administração de Empresas pela UFRGS e CEO da Mailbiz, empresa especializada no envio e gestão de email marketing. Ver mais artigos deste autor.

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