Como selecionar uma plataforma de e-commerce?
Você decidiu abrir uma loja virtual. A tomada de decisão é o primeiro movimento necessário para ingressar no segmento do varejo que cresce com mais rapidez. Contudo, como a construção de uma casa, antes de abrir um e-commerce algumas decisões devem ser tomadas.
A partir de um planejamento bem feito, você se deparará com diversas decisões estratégicas. A mais importante, sem dúvida, é a definição da estrutura sobre a qual sua casa será assentada. No varejo on-line isto equivale em importância a construção das vigas que manterão seu negócio funcionando, ou seja, a seleção da plataforma de e-commerce.
É por meio de uma plataforma que as operações de sua loja virtual serão processadas. É o sistema que possibilita a criação, edição e gerenciamento do negócio, incluindo produtos, fotos, estoques e preços, além de outras funcionalidades que compõe a rotina de uma operação desse tipo. É, no fim das contas, a plataforma que determinará a aparência de uma loja e, até mesmo, quais os resultados seu negócio on-line poderá obter.
A decisão a respeito da plataforma, portanto, é de extrema importância. E deve ser tomada considerando fatores internos e externos.
Fatores Internos
Em primeiro lugar, o empreendedor deve refletir a respeito dos objetivos do negócio, sobre os produtos que serão comercializados e conhecer bem o perfil do público-alvo. Esta etapa de análise deve ser a mais rápida, uma vez que as informações necessariamente são parte do plano de negócios, portanto, bastará revisá-lo. Uma vez realizada, o lojista poderá fundamentar a decisão sobre qual a melhor plataforma para o seu e-commerce.
Fatores Externos
Com as informações internas em mãos, os contatos com os fornecedores que oferecem o serviço de plataformas deverá se mostrar bem menos complexo. Ainda assim, o varejista deverá preocupar-se com o que as diversas opções de ferramentas oferecem, incluindo as particularidades de interfaces e as condições contratuais. Destacamos alguns pontos que devem ser esclarecidos em contatos comerciais com plataformas:
A) conheça quem prestará o serviço
A empresa está há quanto tempo no mercado?
Qual a reputação da empresa?
A plataforma possui mais de uma versão?
É atualizada com que frequência?
Que tipo de suporte é prestado?
B) saiba quais os recursos que são oferecidos pela plataforma de e-commerce
Que nível de personalização do layout é permitido?
A plataforma está preparada para que você desenvolva um bom trabalho de SEO? URLs amigáveis Meta tags únicas? Redirecionamento 301?
Possui integração com o Google Analytics?
Fornece relatórios sobre desempenho, estoque etc?
Possui versão mobile?
Permite integração a marketplaces?
É possível vender por meio de diversas formas de pagamento?
Qual a interface da plataforma com as redes sociais?
Quais os selos, e certificadores de segurança das transações (SSL, sistemas antifraude) disponíveis?
Com respostas bem claras, você poderá tomar uma decisão com firmeza.
Evidentemente, a ajuda de especialistas sempre ajuda e é a melhor das recomendações.
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