Como selecionar uma plataforma de e-commerce?

| 26/11/2014 - 07:39 AM | Comentários (0)

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Você decidiu abrir uma loja virtual. A tomada de decisão é o primeiro movimento necessário para ingressar no segmento do varejo que cresce com mais rapidez. Contudo, como a construção de uma casa, antes de abrir um e-commerce algumas decisões devem ser tomadas.

A partir de um planejamento bem feito, você se deparará com diversas decisões estratégicas. A mais importante, sem dúvida, é a definição da estrutura sobre a qual sua casa será assentada. No varejo on-line isto equivale em importância a construção das vigas que manterão seu negócio funcionando, ou seja, a seleção da plataforma de e-commerce.

É por meio de uma plataforma que as operações de sua loja virtual serão processadas. É o sistema que possibilita a criação, edição e gerenciamento do negócio, incluindo produtos, fotos, estoques e preços, além de outras funcionalidades que compõe a rotina de uma operação desse tipo. É, no fim das contas, a plataforma que determinará a aparência de uma loja e, até mesmo, quais os resultados seu negócio on-line poderá obter.

A decisão a respeito da plataforma, portanto, é de extrema importância. E deve ser tomada considerando fatores internos e externos.

Fatores Internos

Em primeiro lugar, o empreendedor deve refletir a respeito dos objetivos do negócio, sobre os produtos que serão comercializados e conhecer bem o perfil do público-alvo. Esta etapa de análise deve ser a mais rápida, uma vez que as informações necessariamente são parte do plano de negócios, portanto, bastará revisá-lo. Uma vez realizada, o lojista poderá fundamentar a decisão sobre qual a melhor plataforma para o seu e-commerce.

Fatores Externos

Com as informações internas em mãos, os contatos com os fornecedores que oferecem o serviço de plataformas deverá se mostrar bem menos complexo. Ainda assim, o varejista deverá preocupar-se com o que as diversas opções de ferramentas oferecem, incluindo as particularidades de interfaces e as condições contratuais. Destacamos alguns pontos que devem ser esclarecidos em contatos comerciais com plataformas:

A) conheça quem prestará o serviço

A empresa está há quanto tempo no mercado?

Qual a reputação da empresa?

A plataforma possui mais de uma versão?

É atualizada com que frequência?

Que tipo de suporte é prestado?

B) saiba quais os recursos que são oferecidos pela plataforma de e-commerce

Que nível de personalização do layout é permitido?

A plataforma está preparada para que você desenvolva um bom trabalho de SEO? URLs amigáveis Meta tags únicas? Redirecionamento 301?

Possui integração com o Google Analytics?

Fornece relatórios sobre desempenho, estoque etc?

Possui versão mobile?

Permite integração a marketplaces?

É possível vender por meio de diversas formas de pagamento?

Qual a interface da plataforma com as redes sociais?

Quais os selos, e certificadores de segurança das transações (SSL, sistemas antifraude) disponíveis?

Com respostas bem claras, você poderá tomar uma decisão com firmeza.

Evidentemente, a ajuda de especialistas sempre ajuda e é a melhor das recomendações.

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Categoria: Cases

Sobre Yuri Vellinho: É profissional e pesquisador na área de comportamento do consumidor, comunicação e marketing digital. Tendo como principal formação a gestão de planejamento e a análise estratégica. Atua como Diretor de Operações e Planejamento da Agência Trinto. Já atuou como analista de marketing digital para a Rede La Salle Brasil-Chile. Ver mais artigos deste autor.

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