5 dicas para reduzir o abandono de carrinho na loja virtual

| 18/02/2014 - 08:27 AM | Comentários (2)

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O abandono do carrinho de compras já se tornou assunto conhecido. Segundo o IBOPE E-Commerce, já chegou a 83% o percentual de carrinhos com produtos, cuja negociação não é finalizada.

Embora seja uma realidade das compras virtuais, nenhum lojista gosta de se deparar com tais resultados. Por isso, confira 5 dicas que podem ajudar seu e-commerce a diminuir a rejeição na hora da finalização da compra:

Frete: Se possível, ofereça frete grátis para compras acima de determinados valores. Verifique, também, junto aos Correios se sua empresa pode optar pelo e-Sedex – um serviço exclusivo para e-commerces e que possui taxas reduzidas;

Preço: Analise se o preço do seu produto tem condições de competir com os valores praticados em outras lojas do mesmo segmento. Evite tentar lucrar mais em um produto e correr o risco de perder a venda. Afinal, os clientes sempre comparam;

E-mail marketing: Pesquisas apontam que é possível recuperar até 5% dos carrinhos abandonados, ao enviar um e-mail marketing nos primeiros 20 minutos após a desistência. Por isso, aposte neste recurso: monitore seus consumidores e aproveite seus momentos de interesse;

Cadastro: Descomplique o processo de finalização de compra. Evite cadastros cheios de detalhes e informações sem necessidade. Solicite apenas dados relevantes, que não prolonguem por muito tempo o checkout; no e-commerce as pessoas querem facilidade;

Recuperação de carrinho: Ofereça a possibilidade de recuperação fácil do carrinho que foi abandonado. O comprador que desiste em determinado momento, pode querer refazer a mesma compra depois, e essa alternativa garante maiores chances para finalização da compra.

Dar motivos para o cliente ficar, demonstra profissionalismo e interesse. E no e-commerce, esta é uma postura muito valorizada! Portanto, se o seu cliente saiu da loja sem comprar nada, não se desespere! Faça um trabalho de recuperação, com as dicas acima! Sucesso!

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Categoria: Artigos

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (2)

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  1. Mirian Costa disse:

    Depois de ler um artigo aqui no EcommerceNews, passamos a direcionar msgs específicas aos clientes da http://habigoo.com.br até 24 horas após o abandono do carrinho e nossa margem de recuperação supera os 30%, chegando alguns meses aos 50%.
    É eficiente esse contato e observamos que em muitas das vezes o cliente teve algum problema de direcionamento ou até mesmo desconfiou da loja, receando não ter a devida atenção.
    Os clientes retornam, compram e se tornam clientes por ter garantida a atenção em canal direto com a loja.
    Vale investir atenção e cuidado com o cliente sempre! Essa é sempre nossa maior preocupação.

  2. Jeferson Ribeiro disse:

    Olá! gostei muito de suas dicas acredito que ao colocá-las em prática terei bons resultados.

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