Escada + Cupom = Triplicando as Vendas

| 30/11/2010 - 03:47 AM | Comentários (0)

Uma pequena história: “Existia uma loja no centro da cidade de um lugar não muito distante, nesta loja de médio porte vende-se material esportivos, porém a loja era composta por dois andares e não possuía elevador e nem escada rolante, logo o proprietário deixava no andar térreo suas melhores ofertas e mercadorias, e raramente algum consumidor se atrevia a subir no segundo andar. Pensando em como dobrar o espaço útil de venda em sua loja, ele chegou a um pequeno procedimento que triplicou suas vendas mensais. Toda vez que algum consumidor comprava somente produtos do andar térreo e se dirigia para o caixa para efetuar o pagamento, o mesmo era presenteado com um cupom de 20$ de desconto sua próxima compra, porém existia um adendo bem explicado pelo caixa, esse cupom somente era válido durante o dia e o pagamento da próxima compra com a aplicação do desconto só poderia ser feito no caixa localizado no segundo andar da loja. E por incrível que pareça quando o consumidor efetuava o pagamento no segundo andar, ele ganhava outro cupom de desconto de $10 para próxima compra também valido somente para o mesmo dia e com pagamento no caixa do primeiro andar.”

Agora vamos analisar o que esse lojista fez de tão genial e grandioso para que conseguisse triplicar seus faturamentos mensal. Bom primeiramente ele ofereceu aos seus clientes um desconto por dar preferência em comprar em sua loja e estar prestigiando o seu negócio, conseguiu fazer com que seus consumidores naturalmente criassem o interesse de visitar o segundo andar da loja mesmo que fosse só para resgatar o cupom de desconto na próxima compra fazendo com que o mesmo tivesse acesso a essa espaço que estava por demais ociosos e ainda incentivou de forma respeitosa o consumo em sua loja. Os descontos praticados pelos cupons já faziam parte da sua política de preço, logo o custo real dessa forma diferente de alavancar as vendas foram somente as impressões dos cupons.

Todo consumidor é ávido por levar vantagem em compras e um cupom de desconto tem grande chamativo durante as compras, por exemplo, você poderá criar uma área especifica para produtos que só podem ser comprados com pontos de cupom de desconto ou de programa de fidelidade, incentivando os seus consumidores a acumular pontos ou simplesmente efetuarem compras maiores para atingir o nível que lhe dá direito a um cupom determinado.

Enfim, existe inúmeras formas de aplicar regras criativas e diferentes que incentivem o consumo em sua loja virtual, basta analisar o que mais seu público deseja. Pequenos gestos podem encadear um ticket maior em seus pedidos ou simplesmente agregar um número maior de consumidores interessados em efetuar comprar e com isso conseguir mais vantagens. Faça experiência positivas que seus novos e velhos consumidores irão lhe recompensar e ainda farão a melhor propaganda do mundo o famoso “boca a boca”, pois todo mundo fica sabendo quando algo tem uma oferta especial.

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Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

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