Problemas que podem diluir as vendas de seu E-Commerce

| 18/07/2011 - 00:41 AM | Comentários (2)

Os motivos que levam os consumidores comprarem em uma loja virtual é uma questão importante. Porém, é mais relevante estudar porque os consumidores não finalizam uma compra, e quais são os fatores que fazem com que desistam dela. Abaixo apresentamos alguns motivos frequentes que levam a desistência de compras on-line.

Os Clientes não encontram o produto ideal: Na maioria dos casos o cliente nem sequer chegou ao produto, ou não encontrou nenhuma oferta que o convenceu. Um site de comércio eletrônico deve ser como um bom vendedor e ajudar o cliente a encontrar o produto que deseja. Esta tarefa é muitas vezes ignorada pelo fato da dificuldade em agradar os diferentes tipos de consumidores. Mas já existem diversas ferramentas e métodos para ajudá-los em suas escolhas. Integrar tais ferramentas em sua loja virtual provavelmente melhorará o seu desempenho em vendas.

Sua oferta não é convincente o suficiente: Se o cliente chega ao produto desejado poderá rever a sua oferta: o que quer comprar e por quanto. No melhor cenário, é exatamente aquilo que querem e para eles o produto é mais importante do que quanto irá pagar para tê-lo imediatamente, mas infelizmente isto não ocorre na maioria dos casos. Muitas vezes o cliente pensa que o seu preço é caro e irá pesquisar mais. Felizmente, já existem muitos métodos para aumentar a efetividade de sua oferta, e quanto mais deles você utilizar, mais convincente ela será.

Os consumidores não acreditam em alguns detalhes da oferta: Este é um inimigo sorrateiro, uma vez que pode impedir a compra de um produto sem que o cliente saiba exatamente porque o fez. Se o cliente não confia em algo, não conclui sua compra. Se algumas partes da ofertas não são claras ou os consumidores não conseguem ver exatamente o que, quando, por quanto e como podem comprar, será mais difícil convencê-los a efetuar a compra.

O processo de compra é difícil e sem lógica: De acordo com as estatísticas, pelo menos metade das compras não ocorre por conta de um processo de pagamento ilógico e difícil. Uma loja virtual só será boa se o consumidor poder usá-la instintivamente e ela se adaptar a lógica do cliente, e não ao contrário. Será muito difícil efetuar a venda se houver uma necessidade de obter instruções de como finalizar este processo.

Não conseguir escolher entre os seus diversos produtos: Este é um problema para as empresas que oferecem muitos produtos: se o cliente se depara com muitas ofertas similares que pareçam igualmente boas para eles, e não recebem nenhuma orientação útil para que tome a sua decisão, ele não irá comprar e adiará sua decisão, podendo lavá-los a procurar outra empresa que ofereça-lhes assistência, resultando em perda de venda.

Não encontrar um método apropriado de pagamento: para este problema, não há solução geral, e esta decisão deve ser tomada com base nas preferências de seus clientes. Portanto, a melhor resposta reside em uma boa análise interna.

Há menos de uma década, os vendedores de e-commerce podiam se sair bem apenas assegurando a venda de seu produto sem dar assistência ao cliente. No entanto, com a intensificação da concorrência, não é mais possível ignorar estes detalhes caso se espere obter um desempenho superior de seu site.

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Categoria: Cases

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Comentário (2)

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  1. Flávio Maciel disse:

    Perfeito.

    Especificamente sobre o processo de pagamento ou checkout, é importante que ele seja curto, simples e claro.

    A própria Ecommerce News divulgou uma novidade que o iPagare lançou que aborda justamente este ponto:

    https://ecommercenews.com.br/noticias/lancamentos/ipagare-lanca-checkout-expresso-para-lojas-virtuais-magento

    Trata-se do Checkout Expresso iPagare.

    Abs

  2. Elvis Gomes disse:

    Uma importante matéria, realmente hoje muitas lojas iniciam sua operação sem preparo, com bugs, conheci uma ferramenta que valida lojas virtuais, acredito que seja de grande ajuda para os comerciantes.

    http://www.validcomm.com.br

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