Estudo indica que Mídia Social não tem Influência sobre Compradores Online

| 03/05/2011 - 14:42 PM | Comentários (1)

Um novo estudo afirma que a mídia social tem quase nenhuma influência sobre o comportamento de compra online. Esses relatório foi gerado em colaboração das empresas Forrester Research e GSI Commerce, foi analisado dados durante o período de 12 de novembro até 20 de dezembro de 2010. Nesta pesquisa foi apontando que raramente a mídia social leva diretamente para as compras. Em toda a massa de dados somente 2% dos pedidos foram resultados de clientes provenientes de uma rede social. O relatório ainda concluiu que email e publicidade vinculada a buscas ainda são os veículos mais eficazes em transformar navegadores em compradores.

A maioria dos consumidores participantes do estudo foram expostos a alguma forma de comercialização pelos lojistas antes que eles fizessem a sua compra. Setenta e sete por cento das transações em categorias bens duráveis (como máquinas de cortar relva) e 82% das categorias bens de consumo (roupas, por exemplo) ocorreu depois de os consumidores haviam se envolvido em alguma tática de marketing interativo antes de sua compra. Quarenta por cento das transações de bens duráveis e sessenta por cento das transações de bens de consumo veio diretamente de sites de varejo e-mail e busca.

Isso não quer dizer que a publicidade online não desempenha qualquer papel na decisão de compra. O relatório descobriu que os consumidores estão expostos a esses anúncios no início da compra de funil – anúncios de exibição é o primeiro ponto de contato para 13% dos consumidores de bens de consumo, por exemplo.

Um dos pesquisadores diz que não está surpreso com os resultados do relatório, porque ela está dizendo aos clientes de varejo por algum tempo que a mídia social de proximidade é um desperdício de tempo e dinheiro. E afirma ainda que: “Tem sido um mistério para mim por que a mídia está animado com a mídia social. De uma perspectiva de varejo e comércio, que parece não ter nenhum efeito.”

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Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (1)

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  1. Ricardo F. Mazzei disse:

    Caros,

    Acredito que o título da matéria não condiz com o seu conteúdo. Há sim influência das mídias sociais nas compras. O que podemos concluir é que as mídias sociais não geram uma grande quantidade de vendas, porém, na hora de decidir em que loja comprar, o cliente vai as mídias sociais buscar informações que o ajudem a tomar esta decisão.

    Acompanho sempre o conteúdo do e-commerce news e acredito que aqui vocês acabaram caindo em contradição.

    Uma coisa que sugiro a vocês, é analisar o Twitter da Dell. Não é nenhum desperdício de tempo nem de dinheiro. São milhões em vendas com um custo baixíssimo.

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