Google lança ferramenta que analisa o fluxo de navegação dos consumidores
Visando auxiliar os comerciantes a entenderem a origem de suas conversões, o Google lançou uma ferramenta (Clique aqui para ver) que analisa o fluxo de navegação dos consumidores – fornecendo inúmeras informações que ajudam a compreender como os diferentes canais influenciam o processo de compras on-line.
Segundo a ferramenta, que tem como base dados de usuários estadunidenses do Google Analytics – que compartilham o seu histórico de conversões em vendas -, os anúncios de display, as mídias sociais e o e-mail são os canais com maior influência na fase inicial do processo de compras, enquanto os sites comparadores de preço se tornam os mais populares no momento final.
O Google ressalta que estes dados devem servir de alerta, pois muitos varejistas ainda avaliam os seus resultados com base na última interação – onde o crédito da venda é atribuído ao último canal acessado pelo comprador antes da aquisição-, subvalorizando os demais canais que também participaram do processo.
O estudo mostra ainda que ao segmentar os resultados por setor, a influência dos canais varia bastante. Um exemplo são as buscas orgânicas, que possuem maior tendência de ser a última interação na área de saúde do que em turismo.
A ferramenta, que considera ainda, as receitas, diferenciadas por dias e fases, registra que, de modo geral, 47% do faturamento das empresas são oriundos de compras feitas em mais de um dia, e 65% de compras realizadas em mais de uma fase. No entanto, tais resultados, variam consideravelmente de acordo com cada segmento. Quando se trata de bens de consumo, por exemplo, apenas 20% da receita gerada é procedente de compras realizadas em mais de um dia, e apenas 32% em várias fases.
Categoria: Pesquisas
Reportagem excelente, com figura fica mais dinâmica e interessante ao leitor ;)
Google cada dia mais dominando o mercado mundial !