Perdeu o Black Friday? Então se prepare para o Natal!
Já podemos dizer que o ‘Black Friday’ já passou, mas ainda dá tempo de se estruturar para o Natal, uma época do ano que vale a pena aproveitar o momento de compra para promover seu ecommerce.
Sabemos que muitos varejistas que entraram no ambiente digital, no início da operação não possuem verba para a contratação de uma agência de performance. Com isso, não sabem como ser notado e aumentar a suas vendas.
Se você possui uma loja virtual e não sabe o que fazer para tirar o máximo de proveito, a seguir, preparamos algumas dicas para ajudar os varejistas digitais que ainda não se preparam para o final do ano
1. Organização é fundamental
Um simples calendário promocional permite planejar as etapas necessárias para executar suas campanhas. Para configurar um calendário promocional, você deve considerar os seguintes aspectos para seu planejamento:
• As datas e horários que você utilizará os gráficos e banners em seu site.
• Datas e horários de envio de e-mail marketing.
• Datas de início e finalização de cada promoção.
2. Criar um calendário promocional não é complicado
Ele pode realmente ser tão simples quanto usar um calendário impresso ou uma ferramenta online como o Google Calendar.
3. Reveja a sua política de trocas, entrega e opções de pagamento adicionais
Você pode reconsiderar algumas políticas para a sua loja em função dessas datas e ser mais competitivo. Lembre que muitas lojas on-line e off-line vão oferecer políticas de troca e devolução mais flexíveis. Entregas com prazos menores também chamam à atenção. Se no mesmo dia, então é sucesso na certa
4. Considere se este é um movimento correto para sua loja
É preciso entender o impacto que terá não só em vendas, mas também a forma como ele irá afetar os processos já estabelecidos. Esteja preparado.
5. Considere opções de pagamento adicionais para a sua loja
Se você tradicionalmente só aceita Visa e MasterCard, seria interessante permitir PayPal ou outras formas de pagamentos. Estas opções são fáceis de ativar e pode levar a conversão de visitantes que preferem esses métodos de pagamento.
6. Determinar canais para anunciar
Todos os negócios, grandes e pequenos necessitam escolher seus canais de anúncios de forma estratégica. Se forem muito dispersos só irá comprometer suas campanhas no final. Recomendamos a escolha de alguns canais de publicidade para você decidir onde colocar seu esforço. Abaixo, seis dos canais de publicidade mais populares:
- Blog Posts
- Email Marketing
- Google Adwords
- Facebook Ads
- Social Media
- Re-targeting
7. Preparação
Então, como devemos iniciar o processo de preparação? Abaixo, identificamos alguns componentes-chave para uma campanha online de sucesso que você deve considerar se preparando para imediatamente.
E-mails – Se você tem uma lista de e-mail, este vai ser um importante canal de promoções.
Blog de Conteúdo – Com a correria dessa época do ano, escrever o conteúdo de seu blog será a última coisa em sua mente. É por isto que é uma boa ideia para escrever os post antes do tempo para o Natal. Além disso, você precisa publicar seus posts antes de outras iniciativas de marketing para garantir que eles tenham tempo para o Google buscá-las e começar a atrair tráfego orgânico.
Landing Pages – Próximo à criação dos e-mails MKT, a produção de Landing Pages para suas promoções e vendas pode ser extremamente eficaz para ajudar ainda mais a sua taxa de conversão. Você pode considerar a criação de Landing Pages separados para seus anúncios, bem como seus e-mails.
Você pode usar o marketing de mídia social, anúncios no Facebook, Google Adwords ou e-mail marketing, existem muitos métodos diferentes para anunciar sua loja e produtos. No entanto, o marketing representa apenas metade da equação.
A segunda metade, e sem dúvida o mais importante, é o acompanhamento de seus esforços. Sem acompanhamento e análise adequada, você nunca saberá o verdadeiro sucesso de suas campanhas.
Se você ainda não tiver configurado o Google Analytics ou um programa de análise similar. Agora é a hora. Ele pode ser um pouco complicado no começo, mas uma vez que você configurar, você não precisa mais se preocupar com isso.
PDCA – Se você configurou o Google Analytics, basta ficar em cima de seus resultados, você pode modificar suas promoções a cada momento que desejar para ajudar a garantir o sucesso.
A grande vantagem do e-commerce é poder mudar de direção rapidamente e você não pode deixar de fazê-lo.
Planeje, execute e acompanhe todas as suas campanhas e altere rapidamente as que não estiverem gerando resultado.
Não se esqueça de fazer uma auditoria completa do desempenho das campanhas quando o Natal acabar.
Porém, a dica mais importante sobre a execução de campanhas é você aprender com seus sucessos, bem como com suas falhas para que você possa se preparar melhor da próxima vez.
Boas vendas!
Categoria: Cases