Perdeu o Black Friday? Então se prepare para o Natal!

| 01/12/2014 - 07:40 AM | Comentários (0)

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Já podemos dizer que o ‘Black Friday’ já passou, mas ainda dá tempo de se estruturar para o Natal, uma época do ano que vale a pena aproveitar o momento de compra para promover seu ecommerce.

Sabemos que muitos varejistas que entraram no ambiente digital, no início da operação não possuem verba para a contratação de uma agência de performance. Com isso, não sabem como ser notado e aumentar a suas vendas.

Se você possui uma loja virtual e não sabe o que fazer para tirar o máximo de proveito, a seguir, preparamos algumas dicas para ajudar os varejistas digitais que ainda não se preparam para o final do ano

1. Organização é fundamental

Um simples calendário promocional permite planejar as etapas necessárias para executar suas campanhas. Para configurar um calendário promocional, você deve considerar os seguintes aspectos para seu planejamento:

• As datas e horários que você utilizará os gráficos e banners em seu site.

• Datas e horários de envio de e-mail marketing.

• Datas de início e finalização de cada promoção.

2. Criar um calendário promocional não é complicado

Ele pode realmente ser tão simples quanto usar um calendário impresso ou uma ferramenta online como o Google Calendar.

3. Reveja a sua política de trocas, entrega e opções de pagamento adicionais

Você pode reconsiderar algumas políticas para a sua loja em função dessas datas e ser mais competitivo. Lembre que muitas lojas on-line e off-line vão oferecer políticas de troca e devolução mais flexíveis. Entregas com prazos menores também chamam à atenção. Se no mesmo dia, então é sucesso na certa

4. Considere se este é um movimento correto para sua loja

É preciso entender o impacto que terá não só em vendas, mas também a forma como ele irá afetar os processos já estabelecidos.  Esteja preparado.

5. Considere opções de pagamento adicionais para a sua loja

Se você tradicionalmente só aceita Visa e MasterCard, seria interessante permitir PayPal ou outras formas de pagamentos. Estas opções são fáceis de ativar e pode levar a conversão de visitantes que preferem esses métodos de pagamento.

6. Determinar canais para anunciar

Todos os negócios, grandes e pequenos necessitam escolher seus canais de anúncios de forma estratégica. Se forem muito dispersos só irá comprometer suas campanhas no final. Recomendamos a escolha de alguns canais de publicidade para você decidir onde colocar seu esforço. Abaixo, seis dos canais de publicidade mais populares:

  • Blog Posts
  • Email Marketing
  • Google Adwords
  • Facebook Ads
  • Social Media
  • Re-targeting

7. Preparação

Então, como devemos iniciar o processo de preparação? Abaixo, identificamos alguns componentes-chave para uma campanha online de sucesso que você deve considerar se preparando para imediatamente.

E-mails – Se você tem uma lista de e-mail, este vai ser um importante canal de promoções.

Blog de Conteúdo – Com a correria dessa época do ano, escrever o conteúdo de seu blog será a última coisa em sua mente. É por isto que é uma boa ideia para escrever os post antes do tempo para o Natal.  Além disso, você precisa publicar seus posts antes de outras iniciativas de marketing para garantir que eles tenham tempo para o Google buscá-las e começar a atrair tráfego orgânico.

Landing Pages – Próximo à criação dos e-mails MKT, a produção de Landing Pages para suas promoções e vendas pode ser extremamente eficaz para ajudar ainda mais a sua taxa de conversão. Você pode considerar a criação de Landing Pages separados para seus anúncios, bem como seus e-mails.

Você pode usar o marketing de mídia social, anúncios no Facebook, Google Adwords ou e-mail marketing, existem muitos métodos diferentes para anunciar sua loja e produtos. No entanto, o marketing representa apenas metade da equação.

A segunda metade, e sem dúvida o mais importante, é o acompanhamento de seus esforços. Sem acompanhamento e análise adequada, você nunca saberá o verdadeiro sucesso de suas campanhas.

Se você ainda não tiver configurado o Google Analytics ou um programa de análise similar. Agora é a hora. Ele pode ser um pouco complicado no começo, mas uma vez que você configurar, você não precisa mais se preocupar com isso.

PDCA – Se você configurou o Google Analytics, basta ficar em cima de seus resultados, você pode modificar suas promoções a cada momento que desejar para ajudar a garantir o sucesso.

A grande vantagem do e-commerce é poder mudar de direção rapidamente e você não pode deixar de fazê-lo.

Planeje, execute e acompanhe todas as suas campanhas e altere rapidamente as que não estiverem gerando resultado.

Não se esqueça de fazer uma auditoria completa do desempenho das campanhas quando o Natal acabar.

Porém, a dica mais importante sobre a execução de campanhas é você aprender com seus sucessos, bem como com suas falhas para que você possa se preparar melhor da próxima vez.

Boas vendas!

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Categoria: Cases

Sobre Luiz Felipe Ennes: Luiz Felipe Ennes ([email protected]) sócio e responsável pela área comercial da GS&ECOMM. Ver mais artigos deste autor.

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