O Marketplace e sua importância para o comércio atual

| 13/05/2013 - 09:38 AM | Comentários (1)

marketplace

© Joachim Wendler – Fotolia.com

A tendência do momento, quando falamos em compras pela internet, são os marketplaces. E sua importância é tamanha, que hoje eles são quatro dos dez maiores e mais visitados sites do mundo. Esses agregadores de ofertas de produtos, serviços e conteúdos contam com um modelos de negócios diferenciados, pois traz tráfego para o vendedor e uma gama de produtos diferenciados para os compradores.

Dentre seus benefícios, para os vendedores, podemos citar o grande número de acessos e de usuários existentes nas plataformas, o que traz tráfego de qualidade, uma maior capilaridade para a marca, além de um baixo custo de investimento, podendo até ser zero e um sistema de pagamento e logística integrados oferecidos por algumas plataformas. O MercadoLivre, por exemplo, em janeiro desse ano, firmou uma parceria com os Correios para ajudar na entrega dos produtos vendidos por seus varejistas, melhorando assim a experiência de compra de seus usuários.

Podemos inclusive definir os marketplaces como consolidadores de grandes demandas. Em mercados mais maduros, por exemplo, algumas lojas tradicionais já expandiram seus negócios  com sucessoe utilizam a plataforma como mais um canal de negócios. E para facilitar essa expansão, nos últimos anos os marketplaces têm desenvolvido APIs (interfaces de programação de aplicativos) e as tornado públicas, para que seja possível sua integração com os varejistas.

E um exemplo dessa expansão e crescimento dos marketplaces é o MercadoLivre. Hoje ele é o 1º e-commerce em audiência no Brasil e o 10º no ranking mundial. Segundo dados da ComScore, referente ao ano de 2012, o Brasil é a sétima maior audiência de internet no mundo e a maior da América Latina. E dos 147 milhões de visitantes, que correspondem a audiência online da América Latina de visitantes com 15 anos ou mais, 42% ou mais de 62 milhões de usuários, estão no Brasil, seguidos de México, 24 milhões, Argentina, 14 milhões e Colômbia, dez milhões. No Brasil, os consumidores gastam 27 horas por mês online e o consumo de internet nacional está em ascensão. Em 2012, 52,3 milhões de brasileiros navegaram na internet de suas casa ou do trabalho. O número corresponde a 9% a mais do que no ano anterior.

Uma vez que os marketplaces estão focados em tecnologia e geração de damanda, eles também têm se atualizado. Como podem ser classificados como especialistas em geração de demanda eles adaptaram suas plataformas para aproveitar o tráfego e ser visualizada em portais, redes sociais, mobile, TVs, email marketing, entre outros.

Entre as razões da importância de um marketplace estar no meio móvel, está a difusão dos smartphones, que hoje atinge 14% da população. Isso sem falar que 42% usam seu smartphone todos os dias pelo menos uma vez ao dia, 80% já pesquisaram um produto ou serviço em seu celular e 31% dos usuários já comoraram um produto ou serviço por meio de seus smartphones. Inclusive, no MercadoLivre, os acessos ao site por meio dos dispositivos e aplicativos móveis começaram representando 3% dos acessos no ano passado, mas fecharam o ano com o dobro. Além disso, o tíquete médio dos produtos comprados nos aplicativos móveis é 25% maior do que a média do website.

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Categoria: Cases

Sobre Leandro Soares: Leandro Soares é graduado em engenharia elétrica pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas e mestre em Física com ênfase em nanotecnologia pela mesma instituição. Possui MBA em marketing e finanças pela The Wharton School, Universidade da Pensilvânia. Atualmente, o executivo é o diretor de marketplace do MercadoLivre, cargo que assumiu em setembro de 2012. Na empresa, ele é o responsável pela área comercial da plataforma de compra e venda de produtos. Anteriormente, Leandro trabalhou na Bain & Company como líder de projeto; Unibanco S.A., como gerente sênior de crédito e produtos; Mckinsey & Company, onde atuou como consultor. Acumula experiência em desenvolvimento de negócios com foco na internet e mobile, além de operações de varejo em serviços financeiros focadas em recuperação de crédito para pequenas e médias empresas. Isso inclui consultoria a alta gestão de grandes grupos nacionais e multinacionais em diversos setores, participando de projetos de definição de estratégia de crescimento, fusão e integração, avaliação de parcerias estratégicas e revisão comercial, implementação de operações de cobranças, gestão de carteira de empréstimos, criação de métricas para avaliar desempenho de comércio virtual e outros. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (1)

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  1. Sandro disse:

    Uma das grandes saídas de atração e captação de clientes são os agregadores de produtos e serviços. Fora que os textos e descrições são uma grande inspiração para aprendizado de profissionais de mídia digital.

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