Por que e-commerces falham? – Parte I

| 02/12/2014 - 07:15 AM | Comentários (0)

falha

Começar um e-commerce pode ser rápido, relativamente fácil e não muito caro. O investimento perfeito! Mas, com uma média de 80% de insucesso em lojas virtuais, criar um e-commerce de sucesso é mais desafiador que muitos empreendedores imaginam.

Veja alguns fatores que levam um e-commerce a falhar e evite-os:

Falta de investimento. É verdadeiramente possível iniciar em um e-commerce com pouco investimento. Mas, isso não significa que este baixo investimento será o único durante toda a vida do projeto. Como em qualquer empreendimento, sempre existe imprevistos e ajustes que demandam aplicações extras.

Falta de fluxo de caixa. De forma simplificada, fluxo de caixa resume-se na movimentação do dinheiro que entra e que sai do negócio. Novos empreendimentos podem ter problemas com fluxo de caixa insuficiente, por exemplo, ao fazer um alto investimento em criação, deve-se ter também, uma parcela destinada ao marketing.

Falta de gerenciamento de estoque. No e-commerce, falhar na gestão de estoque pode ser um problema significativo no desenvolvimento do negócio. Por isso, planejar o estoque é fundamental para não decepcionar clientes com a indisponibilidade do produto; não paralisar seu fluxo de caixa comprando produtos com quantidade maior que o necessário; e não ter problemas com fornecedores. Além disso, a conservação das mercadorias deve ser de alta qualidade, afinal, suas vendas dependem disto também.

O grande segredo para ter sucesso no e-commerce, é planejar seu negócio com base na sua realidade e não deixar aspectos tão relevantes como investimento constante, fluxo de caixa e gestão de estoque passar despercebidos.

Pense nisso e sucesso!

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
Softvar
LojaMestre
Braspag
Superpay
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
ChannelAdvisor
F1soluções
Wiser
MasterPass
Enviou
Internet Innovation
Signashop
Xtech Commerce
ComSchool
Thumb
Brasil na Web
Nação Digital
COMM2
E-Commerce Logística
Maplink
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.