Por que e-commerces falham? – Parte I
Começar um e-commerce pode ser rápido, relativamente fácil e não muito caro. O investimento perfeito! Mas, com uma média de 80% de insucesso em lojas virtuais, criar um e-commerce de sucesso é mais desafiador que muitos empreendedores imaginam.
Veja alguns fatores que levam um e-commerce a falhar e evite-os:
Falta de investimento. É verdadeiramente possível iniciar em um e-commerce com pouco investimento. Mas, isso não significa que este baixo investimento será o único durante toda a vida do projeto. Como em qualquer empreendimento, sempre existe imprevistos e ajustes que demandam aplicações extras.
Falta de fluxo de caixa. De forma simplificada, fluxo de caixa resume-se na movimentação do dinheiro que entra e que sai do negócio. Novos empreendimentos podem ter problemas com fluxo de caixa insuficiente, por exemplo, ao fazer um alto investimento em criação, deve-se ter também, uma parcela destinada ao marketing.
Falta de gerenciamento de estoque. No e-commerce, falhar na gestão de estoque pode ser um problema significativo no desenvolvimento do negócio. Por isso, planejar o estoque é fundamental para não decepcionar clientes com a indisponibilidade do produto; não paralisar seu fluxo de caixa comprando produtos com quantidade maior que o necessário; e não ter problemas com fornecedores. Além disso, a conservação das mercadorias deve ser de alta qualidade, afinal, suas vendas dependem disto também.
O grande segredo para ter sucesso no e-commerce, é planejar seu negócio com base na sua realidade e não deixar aspectos tão relevantes como investimento constante, fluxo de caixa e gestão de estoque passar despercebidos.
Pense nisso e sucesso!
Categoria: Cases