Como escolher a plataforma de loja virtual ideal para o seu negócio?

| 25/02/2011 - 06:00 AM | Comentários (5)

Ela também é responsável por apresentar seus produtos aos usuários e disponibilizar os meios de pagamento a quem quiser comprar. Sendo que, uma das grandes dificuldades das empresas que desejam iniciar no comércio eletrônico é qual plataforma escolher, principalmente, devido à grande variedade de preços e modelos de negócio.

Atualmente podemos citar quatro principais modelos de negócio: aluguel da licença de uso, venda da licença de uso, venda do código-fonte e código aberto.

O modelo de aluguel da licença de uso é o mais comum, onde as empresas desenvolvem uma plataforma padrão e comercializam a licença de uso por meio do pagamento de uma taxa de instalação (ou set-up) e uma mensalidade que, normalmente, está vinculada ao tráfego da loja virtual (por exemplo: pageviews – número de impressões de página).

Quanto ao modelo de venda da licença de uso, ele é similar ao modelo de aluguel, mas sem uma mensalidade. Nos dois primeiros modelos apresentados, o código-fonte é de propriedade da empresa que desenvolveu, portanto, qualquer ajuste ou evolução que o lojista queira realizar deverá fazer com essa mesma empresa.

Com relação ao modelo de venda do código-fonte, o investimento inicial realizado será para aquisição da posse dos códigos-fonte da desenvolvedora proprietária, que dará o direito de evoluir ou realizar ajustes na plataforma por qualquer empresa ou profissional capacitado na tecnologia desenvolvida.

Por fim, existem plataformas de código aberto que estão disponíveis na internet a custo zero e dão direito a posse dos códigos-fonte. Nesse modelo será necessário contratar uma empresa especializada na plataforma de código aberto escolhida (por exemplo: Magento) para realizar as customizações necessárias ao seu negócio e implantá-la.

Para todos os modelos existe uma grande variação no investimento inicial e mensal, que muitas vezes está diretamente relacionada à qualidade dos serviços da desenvolvedora e ao nível de customização permitido na plataforma. O importante é sempre avaliar como seus concorrentes estão se posicionando, qual tende a ser o melhor modelo para o produto que será vendido e o público-alvo e qual o orçamento disponível.

Uma dica é de não investir mais de 25% do total da verba disponível para todo o projeto na plataforma. Mas, não se esqueça que independente do modelo escolhido, deve ser feita uma avaliação das desenvolvedoras que o oferecem e nunca deixar de planejar toda a operação, levando em consideração os outros pilares: logística, atendimento, marketing e produto.

Tags: , , ,

Categoria: Cases

Sobre Alexandre Soncini: Diretor Comercial e Marketing da VTEX. Engenheiro de Computadores pelo Centro Universitário da FEI e Pós-Graduado em Gestão de Projetos (PMI) pelo IBTA. Experiência profissional de mais de 10 anos na área de Internet. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (5)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Miguel disse:

    Excelente e oportuno este artigo, tb acho q esta necessidade outros colegas estejam precisando.
    Já um bom tempo venho querendo definir um sistema de e-commerce p/ o meu site http://www.printag.com.br . Depois de muito avaliar as inúmeras opções entre sistemas p/ Lojas Virtuais acredito q a melhor maneira (no meu caso claro), e devido a minha urgência e disponibilidade de tempo, é a contratação de uma plataforma FREE ou ALUGADA. Pelo menos a princípio, Futuramente um sistema próprio desenvolvido por mim (em PRESTASHOP ou OS-COMMERCE pela facilidade de edição e variedade de templates) e locada em um host especializado q de todo o suporte necessário:

    – Tráfego de 2 a 4 GB
    – Plataforma Linux
    – Relatório de acessos por produtos, páginas, site
    – Carrinho de Compra
    – Cadastro de Cliente
    – Cadastro de Pedidos
    – Acompanhamento de Pedido por Clientes e número de rastreamento dos correios
    – Envio automático para cada cliente com alteração de status de pedido
    – Cálculo de frete por peso (diretamente pelo sistema dos correios) e por produto
    – Logística (Google Analítics)
    – Diversos meios de pagto
    – Envio de news e etc.
    – Usar minha própria hospedagem
    – Que possua CNPJ c/ uma boa reputação no mercado.
    – Que tenha um período FREE p/ testes
    – Se possível q disponibilize idiomas p a loja: Inglês e Espanhol
    – 5 caxs de E-mails (mínimo)
    – Suporte MSN e tel (24hs de prefer)

    Acredito q estas sejam a características básicas p/ um E-comerce. Peço a orientação do moderador bem como dos colegas da net.
    Uma sugestão de algum hospedeiro q tenha estas características. Pretendo investir, pelo menos no início da loja por volta de 25 a 40,00. Antecipadamente agradeço, Miguel

  2. Henry disse:

    Compartilhando uma dificuldade muito grande que tenho enfrentado com a plataforma que estou utilizando, acrescentaria à última frase apenas mais um pilar: integração ao ERP, principalmente para as indústrias que vendem via e-commerce.

  3. eduardo disse:

    Bom como implemento magento, gostaria de dizer que nao existe plataforma de custo zero, e utopia achar que uma plataforma dessas não terá custo. Vale ressaltar também que magento possui duas versões, a de código livre e licenciada. Licenciada é para projetos que pretendem vender mais de 500.000 ano, precisará de suporte e integração a erp. Fico a disposição.

    • Pedro Dorico da Silva disse:

      Bom dia Eduardo

      Estou com mdificuldades em encontrar alguém para persalizar a minha loja virtual, a principio escolhi a plataforma da dotstore que é especializada em e-comerce, eles fazem a personalização mas achei muito caro.
      Voce pode dar alguma informação a respeito?
      Podes falar mais sobre a magento, se também oferece este servço?

      Pedro

  4. Rafael Barbolo disse:

    No Brasil, está se tornando padrão o uso de plataformas SaaS que usam o modelo de mensalidades. Esse modelo é muito bom para quem está começando, porque é barato e é rápido de implantar uma loja.

    O artigo deixou claro os modelos mais comuns. Parabéns!

    http://www.kauplus.com/

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.