Como organizar as operações de uma loja virtual? Confira as dicas
Ter uma loja virtual requer a montagem de um fluxograma inteligente e que alinhe corretamente as principais operações necessárias ao negócio on-line. “Mesmo que a loja seja pequena e tenha somente o empresário como funcionário, é essencial criar departamentos específicos para que as operações sejam organizadas”, reforça Robson Tavarone, sócio e diretor comercial do site de Compras Coletivas Ótima Oferta, e da Agência Vibe, especializada em estratégias para o comércio eletrônico.
Para Tavarone, o sucesso da loja eletrônica dependerá, dentre outras estratégias, da criação dos seguintes departamentos:
• Recepção ou Comercial;
• Financeiro;
• Compras;
• Estoque;
• Expedição;
• Pós-Venda;
Para cada um destes departamentos, o empreendedor precisará criar um fluxo para os pedidos de vendas, assim como Tavarone indica a seguir:
Recepção ou Comercial:
1. Entrada do pedido na Loja;
2. Breve análise do pedido. (Ex.: Nome preenchido, com endereço completo);
3. Pedido é Válido: dar andamento;
4. Pedido é inválido: (Sem dados cadastrais) – Cancela-se o Pedido;
Financeiro:
Análise de crédito desse pedido. Nessa etapa, temos algumas sub-divisões:
Pedido por Depósito Bancário: confirma-se o depósito em conta corrente e dá andamento ao mesmo. Em caso de não pagamento, aguardamos até 05 dias após a data da entrada do pedido para cancelamento, sendo que ao 3° dia recomenda-se enviar um e-mail de cobrança do mesmo. Caso o mesmo não tenha sido efetuado até o 5° dia útil após a compra, cancela-se no sistema.
Boleto bancário: o mesmo critério acima, sendo que nesse caso confirma-se a conta corrente confrontando a entrada em conta com o número do pedido. Para o cancelamento deste, o consumidor tem 07 dias úteis após a compra.
Cartões de Crédito: recomendamos usar sistemas próprios, para checagem de dados que usam inteligência artificial como Fcontrol ou ClearSale, com isso você pode escapar de Fraude em sua loja. Após essa análise, aprova-se ou não o Pedido. Em caso de “aprovação“, entra-se no site das operadoras e se faz a captura da mesma, e assim se dá andamento ao Pedido. Já em caso de “Suspeita” de Fraude, o ideal é solicitar ao cliente os seguintes documentos: Cópia da Frente da Fatura do Cartão, Cópia do CPF e do RG, e de preferência que os mesmos não sejam escaneados e sim Fotocópias. Ainda assim, se persistir a dúvida, recomenda-se o cancelamento da compra.
PagSeguro da UOL ou Pagamento Digital: Confirma-se em sua área personalizada se a compra foi liberada e dá o andamento correto ao pedido.
Compras:
Muitas lojas virtuais não trabalham com estoque físico para não ficar com mercadoria “encalhada”, pois a internet é um meio de venda muito diferente do físico, e o investimento em altos estoques é prejuízo na certa. No mínimo, dinheiro empatado.
Portanto, lojistas fazem a compra do material vendido para a remessa dos mesmos. Grandes corporações fazem parcerias com os fabricantes, e as mercadorias saem diretamente da fábrica para o cliente.
Quando já se tem o estoque, essa etapa é pulada diretamente para a Logística.
Estoque e Expedição:
Quando da mercadoria em estoque ou da chegada do mesmo, é separado por essa área o material destinado exclusivamente para cada pedido.
Este momento requer muita atenção, pois uma mercadoria postada errada é prejuízo na certa, já que, neste caso, o site terá que pagar o frete para o RECEBEDOR devolvê-la e novo frete para REMETER novamente a mercadoria correta.
Portanto, recomendamos que o pedido seja sempre revisado antes de ser enviado para que não ocorra remessa errada, ou até mesmo falta de remessa. Outro erro comum é enviar a mercadoria ao mesmo cliente duas vezes.
Pós-Venda:
Recomendamos rastrear a mercadoria enviada ao cliente, pois, caso ela seja extraviada, se remeta outra no menor tempo possível. O ideal é enviar um e-mail informando ao cliente a data de entrega do produto e solicitando que ele opine sobre a experiência de compra com a loja em empresas como e-bit e Buscapé, que possuem espaço justamente para isso. Se o site propiciar boas experiências ao consumidor, isso será rapidamente disseminado, proporcionando credibilidade à sua loja virtual. O ideal é sempre se certificar se o cliente está satisfeito, se foi bem atendido e se o produto e os serviços do site estiveram de acordo ou até superaram suas expectativas!
Categoria: Pesquisas
è hoje vejo que ter um ecomerce não é nada facil mais o resultado é gratificante.
Ótima matéria.
Após mapear o processo não deixe de incluir uma infra-estrutura de servidor rapida, design digital de qualidade e comprometimento em prestar um serviço de qualidade para os cliente.
GOSTEI MUITO DA REPORTAGEM E ESTO MUITO ANIMADO PRA COMPRA MINHA PROPRIA FRANQUIA…
Gostaria de um post mais detalhado inclusive se possível indicar um programa para gestão da loja virtual.
Att,
Eduardo Jacob
http://www.perucasecabelos.com.br
Ate mais.
Muito boa essa materia! Tenho uma loja virtual de acessorios automotivos e preciso alavancar as vendas! Preciso de algumas dicas para gerenciar o meu sistema!
http://www.reidosacessorios.com.br
Realmente, a internet é uma ferramenta maravilhosa e a tendência é de cada vez mais, o comércio virtual aumente mais e mais.
No entanto, não basta montar um site e pensar que as vendas acontecerão do dia para a noite.
Precisa-se de muita dedicação e trabalho, talvez até mais do que em uma loja física, pelo menos, em seu início.
Estou batalhando em minha loja virtual, há quase 01 ano e as coisas começam a acontecer, porém ainda está devagar.
Importante lembrar que deve ter também a Logística Reversa
Muito boa esse post! Abri a um mês um e-commerce de materiais de informatica usados e lotes e preciso alavancar as vendas! Preciso de algumas dicas para gerenciar o meu sistema tambem!
Rodrigo Martins
http://www.acheioquequeria.com.br
Muito boa mesmo esta matéria, parabéns.