Redes Sociais vendem!
De forma direta e indireta também! Talvez a visão da venda indireta esteja bloqueando as ações de várias marcas, pois os gestores temem que um post no Facebook não gere venda imediata e por isso não tem como ter ROI, logo não tem como justificar o investimento no canal. Sinceramente? Blá blá blá do mercado. Como se calcula o ROI efetivo de um comercial na TV ou anúncio de revista? Só por que a web é 100% mensurável é preciso ter tudo atrelado ao ROI? Nem sempre. Indicação também vende! E Muito!
Se há décadas a propaganda boca-a-boca é que mais dá resultado, imagina nos tempos de hoje com 1 bilhão de pessoas no Facebook, por exemplo, como isso é potencializado. E como as marcas tem que se ater a isso. Certa vez eu assisti um vídeo – que até passo para meus alunos – onde mostra que na Inglaterra 50% dos acessos a web vem do Facebook. Esse dado já é interessante, mas tem um comentário nessa parte do vídeo que eu acho fantástico “imagina o que isso representa contra ou a favor das marcas”. Dá para imaginar?
O brasileiro é ávido por conteúdo. Quer saber sempre mais e mais e tem nas redes uma das suas principais fontes de informação. Em breve, será a principal, uma vez que vivemos uma era onde os veículos de comunicação estão usando – e isso só tende a aumentar – as redes para disseminar conteúdo. Se o brasileiro quer saber mais, ele pesquisa mais, ele lê mais. Ele influencia e é influenciado mais. Querem saber tudo sobre marcas e produtos que compram e quando essas informações os deixam tranqüilos, não só compram como indicam: “comprei o produto X e recomendo”. Frase que pode gerar uma série de vendas do produto para pessoas que a sua marca não impactou e que não estão na sua Fan Page.
Segundo uma pesquisa, 49% das pessoas entendem que a reputação da marca é um dos principais fatores para a decisão de compra. Reputação de marca é dada pelo consumidor. Não adianta investir milhões de reais em campanhas se os consumidores estão insatisfeitos, pois eles vão reclamar da marca nas redes e isso vai gerar uma reverberação enorme, pode não atingir o mesmo número de pessoas que a campanha falando bem da marca na Rede Globo atingirá, mas a qualidade da mensagem é maior, pois são pessoas falando com pessoas.
Quando o consumidor tenta se aprofundar sobre um produto, ele está ao mesmo tempo vivendo o mundo da marca, criando uma experiência diferenciada e se o trabalho de conteúdo estiver bem feito, as chances de compras são maiores. Pessoas compram quando estão seguras, para estar seguro o consumidor tem que estar sem dúvidas sobre uma compra. Por exemplo, qual a melhor TV para comprar: LED, Plasma ou LCD? Esse tipo de dúvida é óbvia para os fabricantes de 1% da população. Os leigos vão atrás de informação. E leigos entenda-se pessoas que não sabem nada de tecnologia!
A Zappos, loja online da Amazon, lançou um serviço de recomendação de produtos via Pinterest. Segue a linha da Amazon, que dentre seus pilares de crescimento, sempre apostou na opinião das pessoas sobre os produtos para ajudar nas vendas. O projeto PinPoiting mostra aos usuários recomendações de produtos baseados em posts no Pinterest. Os usuários podem interagir com os posts. Mais uma vez, pessoas indicando produtos para pessoas por meio das Redes Sociais. Elas vendem, basta saber a dinâmica das redes, sempre baseadas em relacionamento!
Categoria: Cases
Felipe
muito bom o texto! Tb acreditamos nisso. Estamos há um ano no facebook https://www.facebook.com/meninadolaco e embora não tenhamos loja virtual, o face já se tornou um vendedora para nós.
Abraços
Léa
http://www.meninadolaco.com.br
Boa matéria!
Esses dados vão nos ajudar a mostrar o valor das redes sociais a marca de nossos clientes de web.
Nossa fanpage: http://www.facebook.com/ecoittecnologia?ref=hl
Obrigada Felipe!
Não penso que as redes sociais sejam a principal ferramenta de divulgação, mas que há um grande potencial de clientes, isso há.
Ótima informção!
Estamos experimentando esta possibilidade de intermediação do face nas vendas e estamos esperançosos.
É uma mercado que prometo muito.
https://www.facebook.com/stfixadesivos
A adesivare é uma empresa 100% Brasileira, dedicada ao desenvolvimento e comercialização de adesivos para os mais diversos tipos de aplicação, bem como para serem aplicados nos mais diversos aparelhos eletrônicos do mercado como celulares, smartphones, MP3 players, notebooks, iPads, console de vídeo games e outros gadgets.
No link abaixo você pode conferir nossa apresentação comercial atualizada e nosso catálogo de produtos.
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