Consumidor do preço X Consumidor fiel
É comum no e-commerce, surgir a dúvida: é realmente possível fidelizar o cliente virtual? Ou ainda, existem mesmo consumidores fieis no e-commerce? Com tamanha concorrência, e oportunidades diferentes de consumo, acreditar que possam existir clientes que vão sempre comprar da sua loja virtual parece utópico, mas existe.
É sobre isso que falaremos hoje, dois diferentes tipos de consumidores: o consumidor do preço, e o consumidor fiel. Confira as principais diferenças, e como lidar com cada tipo de consumidor para que suas expectativas sobre eles não sejam frustradas. Veja só:
Consumidor do preço. É aquele que pesquisa, pesquisa, pesquisa e acaba comprando do mais barato. Ou porque o frete é menor, ou o próprio produto que está mais em conta em outra loja que não seja na sua, ou vice-versa. O fato é que, esse consumidor, está em busca das melhores condições de compra, que nem sempre você poderá oferecer. Você pode tentar fidelizá-lo com promoções, mas na primeira oportunidade ele fará o teste de comprar em outra loja quando for mais vantajoso pra ele. Acredite, esse perfil consumidor sempre vai existir entre seus clientes, e você não pode se frustrar com a sua inconstância.
Consumidor fiel. O consumidor fiel é aquele que, além de gostar das suas condições de compra, se identifica com sua marca e com seus valores. Ele interage, gosta de participar das publicações sociais e sempre tem seu e-commerce como prioridade no momento em que precisa consumir. Esse cliente assina sua newsletter, fica de olho nas novidades, e espera a melhor oportunidade para comprar. Dificilmente ele muda de loja, afinal sua empresa supre todas as suas necessidades, com o melhor produto, o melhor atendimento, o melhor pós-venda e a melhor proposta logística. Esse cliente não se encantou com o preço, mas com o profissionalismo, a expectativa da entrega superada, o contato frequente e a transparência da empresa. Esse cliente você pode fazer questão de cultivar.
Em todo negócio haverá consumidores do preço e consumidores fieis; você só precisa identifica-los e trabalhar sua abordagem. Clientes de preço não são frequentes, mas você pode conquistá-los por um tempo; já os consumidores fieis precisam ser cultivados constantemente, para que também se mantenham constantes.
Sucesso!
Categoria: Dicas