Usabilidade e a experiência marcante
O termo usabilidade é muito citado no universo virtual. A verdade é que não é para menos: consumidores exigentes desejam boas experiências ao comprar virtualmente; e é a usabilidade da loja virtual que proporcionará essa sensação.
Ao se deparar com um e-commerce, o cliente possui algumas expectativas, entre elas:
Achar facilmente o produto que deseja. Quando o consumidor entra na loja, muitas vezes ele já tem sabe o que deseja comprar. Logo, a primeira reação é pesquisa no campo de busca o produto. Nesse momento há detalhes nos quais o lojista deve se atentar para não perder a venda: filtragem correta dos termos pesquisados; sugestão de produtos semelhantes e página de erro 404 o mais amigável possível.
Navegar facilmente por todas as páginas. Quando o consumidor ainda não sabe exatamente o que deseja comprar, ele espera conseguir navegar por todas as seções e departamentos da loja sem complicações. Por isso, o lojista deve garantir o direcionamento de todos os links corretamente, seja em banners, botões ou nas próprias páginas da loja.
Encontrar o conteúdo organizado. Dentro da loja virtual, há informações importantes, de interesse do consumidor, as quais devem lhe ser apresentadas de forma correta e organizada. São informações institucionais, de frete, de pagamento, de utilização do produto que devem estar claras, objetivas e nos devidos lugares, facilitando a navegação e a negociação.
Para que uma loja virtual proporcione uma experiência marcante, é preciso entender o comportamento do cliente e suas expectativas durante o momento da navegação; por isso, capriche na usabilidade de seu e-commerce. Para saber mais, leia também: “4 mandamentos na usabilidade”.
Sucesso!
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