Usabilidade e a experiência marcante

| 22/04/2014 - 09:13 AM | Comentários (0)

cartao-de-credito

O termo usabilidade é muito citado no universo virtual. A verdade é que não é para menos: consumidores exigentes desejam boas experiências ao comprar virtualmente; e é a usabilidade da loja virtual que proporcionará essa sensação.

Ao se deparar com um e-commerce, o cliente possui algumas expectativas, entre elas:

Achar facilmente o produto que deseja. Quando o consumidor entra na loja, muitas vezes ele já tem sabe o que deseja comprar. Logo, a primeira reação é pesquisa no campo de busca o produto. Nesse momento há detalhes nos quais o lojista deve se atentar para não perder a venda: filtragem correta dos termos pesquisados; sugestão de produtos semelhantes e página de erro 404 o mais amigável possível.

Navegar facilmente por todas as páginas. Quando o consumidor ainda não sabe exatamente o que deseja comprar, ele espera conseguir navegar por todas as seções e departamentos da loja sem complicações. Por isso, o lojista deve garantir o direcionamento de todos os links corretamente, seja em banners, botões ou nas próprias páginas da loja.

Encontrar o conteúdo organizado. Dentro da loja virtual, há informações importantes, de interesse do consumidor, as quais devem lhe ser apresentadas de forma correta e organizada. São informações institucionais, de frete, de pagamento, de utilização do produto que devem estar claras, objetivas e nos devidos lugares, facilitando a navegação e a negociação.

Para que uma loja virtual proporcione uma experiência marcante, é preciso entender o comportamento do cliente e suas expectativas durante o momento da navegação; por isso, capriche na usabilidade de seu e-commerce. Para saber mais, leia também: “4 mandamentos na usabilidade”.

Sucesso!

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.