V-Commerce não é tendência, é realidade!

| 15/01/2013 - 08:59 AM | Comentários (7)

filmadora

Sabemos o quanto é fundamental promover os nossos produtos e serviços, principalmente quando se trata de comércio eletrônico, pois visualizar aquilo que se pretende comprar é sem dúvida um dos fatores para decisão de compra. Não é mesmo?

Nesse sentido, o V-Commerce (vídeo para loja virtual) se mostra como uma ferramenta totalmente estratégica, principalmente quando se trata de produtos com valor agregado e detalhes minuciosos para despertar ainda mais o interesse do e-consumidor. Entretanto, esse recurso é pouco explorado, pois boa parte dos lojistas insistem em utilizar os vídeos dos próprios fornecedores, assim como as fotos e descrições dos produtos.

O ideal é que o próprio lojista faça sua produção de vídeo, pois o seu maior patrimônio é a sua loja virtual. Segundo o Ibope Nielsen, o número de pessoas que navegaram em sites de vídeos e filmes chegou a 37,8 milhões de brasileiros em 2012, o maior patamar já alcançado pela categoria. O número de visita média no mundo é de 4 bilhões por dia. É como se metade da população mundial acessasse o site diariamente.

A mídia online…

O vídeo produzido para sua loja virtual, sendo publicado no YouTube, ganha maior presença e visibilidade. Não podemos descartar outros sites de vídeos, mas o “filho” do Google realmente é o mais conhecido e possui ótimos recursos de mídia, como segmentação com base em idade, sexo ou uma combinação dos dois, marketing por categorias de interesse que permite segmentar usuários com base nos vídeos que eles já assistiram, remarketing para segmentar usuários de uma lista de cookies que você fornece ao YouTube – e nesse caso, você também pode adicionar um pixel de remarketing do Google AdWords no seu canal do YouTube para segmentar os fãs.

Vale lembrar das possibilidades em realizar o teste A/B e viralizar nas mídias sociais, ganhando maior exposição de marca e fortalecendo as vendas do seu negócio.

Fatos…

As smartTVs estão cada vez mais populares e conectadas ao mundo digital. Há quem diga que teremos a oportunidades de clicar no tênis de um atleta e selecionar a loja virtual! Isso vale também para vídeos online, que possibilitarão a compra. Outro fato é que os smartphones e tablets estão deixando de ser tendência e virando realidade, pois muitos acessam vídeos para assistir filmes e campanhas.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Vinicius Dias: Vinicius Dias, formado em Publicidade e Propaganda, pós-graduado em Gestão de Comunicação em Hipermídia. Já atuou no Marketing Digital do Governo do Estado de São Paulo no segmento de Agronegócios. Além disso, desenvolveu trabalhos com a equipe da Radium Systems - Instituto Peabirus (articulação mídias sociais). Atualmente está no Marketing e Eventos da Ciashop, empresa fornecedora de soluções em tecnologia para o comércio eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (7)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Sandro disse:

    Do meu ponto de vista, o vídeo como recurso para agregar valor a uma peça, um anúncio é muito válido. Às vezes, a imagem vale por palavras sim.

    http://designbrasil.art.br

  2. Douglas disse:

    Não só para loja virtual, mas também para aqueles que anunciam nas mídias sociais. Alguns produtos exigem muito mais que uma boa foto.

    http://www.douglasmartineli.com.br

    • Vinicius Dias disse:

      Olá, Douglas!

      Concordo com vc. Mas diga uma coisa. Qual a participação de vendas de e-commerce partindo de redes sociais se utilizando de videos? Acho que social commerce seria uma boa saída para esse estilo de venda, mas ainda é sem duvida, uma tendência….acredito mas não agora….

      Abs,
      Vinicius Dias

  3. Roberta disse:

    Muito interessante essa matéria, com certeza a imagem do que está comprando ajuda bastante.

  4. val santos disse:

    Não concordo em tudo não. Eu era responsável pelo trade marketing digital de uma indústria de beleza e saúde e eu desenvolvia videos para os e-commerces, que eram muito bem feitos e bem recebidos. Tive grandes picos de vendas pelos videos.

  5. Cairo disse:

    O tal do V-commerce na verdade não é uma loja em sí (commerce), é uma ferramenta para divulgação do produto/serviço.
    As lojas, sejam elas virtuais ou físicas, precisam entender e explorar o potencial deste canal de comunicação com eficiência.

    http://www.digitalthink.com.br

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.