Você quer aumentar sua entregabilidade, sua reputação?

| 28/01/2013 - 08:47 AM | Comentários (0)

aumentar-reputacao

A primeira coisa é respeitar as regras básicas e seguir as boas práticas de base, como por exemplo:

  • Higienização da base: tratar Hard Bounce, Soft Bounce e reclamações
    • Reclamações : através de Feed Back Loops, quando for possível, ou através das respostas diretas dos membros
    • Soft Bounce : analisar a categoria dos Soft Bounces e tratar o que for preciso, como por exemplo: “caixa cheia” e “inatividade por 6 meses”. Este último pode servir de Spam Trap para os ISPs
  • Facilitar o processo de descadastro para evitar reclamações (a visualização do link de decadastrar em cima ajuda muito)
  • Tratar os emails enviados para [email protected]
  • Corrigir e respeitar as regras de HTML
  • Enviar sua comunicação em Multipart (uma versão HTML e uma versão TEXT)
  • Evitar os assuntos com muitos caracteres especiais, palavras SPAM e caixa alta
  • Personalização do assunto e do email (cuidado com a personalização do assunto)

Hoje a interatividade dos membros é muito importante para os ISPs. Quanto mais pessoas interagem em um ISP especifico, mais ele considera seu e-mail como interessante, e a consequência disso é uma taxa de entrega maior. Para fazer isso, existem várias estratégias. Aqui eu vou citar alguns pontos que podem se aplicar em qualquer tipo de negócio :

  • Realizar teste A/B a cada mensagem enviada. O Teste tem que ocorrer, no pior dos casos, 24 horas antes do envio geral da sua comunicação. Assim você terá dados suficiente para poder escolher o assunto vencedor.
  • Realizar mensalmente teste de Layout
  • Tratamento de Ativo e Inativo :
    • Você não deve tratar uma pessoa que compra/abre seu email todos os dias como uma pessoa que nunca comprou/abriu seu email.
    • Definir a noção de inativos, como por exemplo : um inativo é uma pessoa que não interage com meu email há mais de 30 dias
    • O Remetente tem que ser diferente para os ativos e inativos
    • Definir a regra de transferência de inativo para ativo
      • A regra básica seria : quem abre ou clica passa para Ativo. Esta estratégia causa grande problema de entregabiliade/reputação para os Inativos. É preciso criar uma interatividade. Uma estratégia mais avançada seria : o membro abriu/clicou no mínimo 4 vezes nas últimas 10 campanhas.
    • Criar um ciclo de reativação para os inativos
  • Email de boas vindas com um Call to Action : se juntamos isso com uma boa comunicação na hora do cadastro, pode ser muito útil. O importante é fazer o novo membro abrir e clicar no email (oferecer incentivo etc….). Se o membro abrir um primeiro email enviado e clicar nele, o ISP interpretará seu e-mail como “interessante” para este membro e a tendência será a de entregar os outros em Inbox para ver o comportamento deste email.
  • Pesquisa de qualificação : quanto mais informações você tem, mais você pode personalizar
  • Segmentação demográfica
  • Segmentação Comportamental :
    • Conteúdo em função dos interesses
    • Conteúdo em função das compras já realizadas
    • Conteúdo em função da navegação no site

Isso é somente um exemplo, existem muitas estratégias diferentes para aumentar sua entregabilidade.

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Categoria: Cases

Sobre Sergio Palmeirão: Diretor de Suporte e Serviços da Emailvision, entrou na empresa em Novembro de 2009 e começou sua carreira como Executivo de Contas. Anteriormente, trabalhando em outra empresa, era responsável pela locação e rentabilização de vários bancos de dados. Ele tem mestrado em Engenharia Multimídia na “Université Toulon Sud”, no Instituto Ingémédia. Sergio fala francês e português fluente, além de Espanhol e Inglês profissional. Ver mais artigos deste autor.

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