A importância do opt-out no email marketing
Embora seja um recurso de descadastramento do internauta que não deseja mais receber uma ação de email marketing de determinada marca, o opt out é muito importante para que se mantenha uma relação de respeito com o internauta. Para orientar sobre a relevância desse recurso, a VIRID Interatividade Digital, especializada em envio e gestão de email marketing, preparou algumas dicas importantes que devem fazer parte das campanhas online.
Para que o contato tenha a possibilidade de negar o recebimento de um email marketing, deve existir o opt-out. O funcionamento correto depende da inserção de um link com a função de descadastramento em todos os emails marketing criados.
Como exemplo, pode-se citar uma pessoa que se cadastra em um site de jardinagem com a intenção de receber informações sobre o setor. Mas, após terminar de construir seu canteiro, pode optar por parar de receber sobre este assunto. É um direito do leitor e dever do emissor da mensagem. O mesmo acontece com estilos, perfis e momentos da vida. Ninguém tem 18 anos para sempre, a vida é dividida em períodos e as necessidades mudam a todo o momento.
Mais do que o cadastro, o descadastro é de extrema importância para a saúde da marca. Uma empresa que não possibilita o descadastro, cria um constrangimento muito grande para aquele que deseja sair. Isso não é só prejudicial para a marca, vai muito além. Ou você acredita que uma pessoa que não deseja mais receber um email aceitará continuar recebendo simplesmente porque o link com a função de opt-out não funciona? Pelo contrário, ela pode reportar o email como spam e trará mais consequências negativas do que perder um contato ou outro.
Para que o opt-out funcione perfeitamente, é importante também inserir em todos os rodapés dos emails uma mensagem de descadastramento contendo um link. Este link deve ser integrado a um sistema que descadastre, automaticamente, o email correspondente. Ainda não são todas as plataformas de email marketing do mercado que fazem isso de forma automatizada, mas é importante a empresa ficar atenta ao mecanismo: a plataforma, pelo menos, deve alimentar uma lista que poderá chamar-se “black list” e que deverá ser integrada posteriormente.
A VIRID Interatividade Digital é especialista em envio, gestão e estratégias de email marketing.
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