Qual o momento certo para iniciar uma estratégia de importação
É notório que a importação, mesmo trazendo inúmeras vantagens, ainda é um desafio para quem empreende ou já é empreendedor no Brasil. Afinal, são inúmeras as variáveis que envolvem esse processo sendo que boa parte também depende do cenário atual da economia e mercado.
Mesmo em se tratando de um campo minado repleto de dúvidas, especialistas defendem cada vez mais que a importação pode ser uma alternativa viável para uma empresa oferecer preços competitivos, e assim, garantir sua existência. Entretanto, o primeiro passo é entender como funciona esse tipo de operação, os reais custos, cuidados que você precisa ter e quais opções podem ser mais vantajosas para o seu negócio.
Insegurança e falta de informação também são dois fatores que atrapalham a importação de produtos e insumos por pequenas e médias empresas. No final de 2015, uma empresa selecionou produtos com uma empresa chinesa, pagou e recebeu todo o material em uma qualidade totalmente inviável. Após o trauma de amargar com um pesado prejuízo, eles decidiram contar com uma assessoria especializada, e hoje importam uma grande gama de produtos e crescem 20% ao ano.
Entretanto, se a ideia e importar da China, é preciso observar alguns pontos críticos. Como você, ou a sua empresa, irão definir o fornecedor? Como controlar a produção e a qualidade? Como confirmar se os dados bancários são de fato do exportador?
“Todas essas questões só podem ser respondidas – de forma eficaz e segura – através de duas formas: tenha um escritório próprio na China ou uma consultoria especializada com filial na China. Dessa forma, você poderá selecionar fornecedores e acompanhar a produção de forma exigente” complementa o diretor.
Mas para ajudar na sua decisão final, segue um teste que vai te ajudar a analisar se a sua empresa está em um bom momento para importar. Caso o resultado tenha mais de cinco respostas “sim”, significa que você está no momento certo para iniciar uma estratégia de importação:
- O negócio de sua empresa está cada vez mais competitivo?
- Sua empresa está tendo dificuldade em crescer na região onde atua?
- Sua empresa é atacadista?
- Sua empresa é varejista com vários pontos de venda?
- O nível de concorrência aumenta periodicamente?
- Sua empresa quer ficar mais independente da pressão dos fabricantes nacionais?
- Seus concorrentes estão importando?
- Sua empresa quer ter maior autonomia de ação?
Você teve muitas respostas “sim”? Saiba o passo a passo do planejamento de importação:
- Definir o fornecedor, produto, preço, quantidade, embalagem etc.
- Aprovar amostras
- Efetuar o pagamento de 30% ao fornecedor
- Aguardar a produção
- Efetuar o pagamento de 70% ao fornecedor
- Embarcar o lote no porto de origem
- Lote chega no porto de destino
- Nacionalização da mercadoria
- Liberação da mercadoria
- Transporte do lote do porto até o endereço de destino
Categoria: Dicas