O último será o quinto?

| 03/03/2010 - 12:55 PM | Comentários (0)

Com simplicidade e um sotaque francês veio a resposta mais esperada do dia. “Antes não era nossa prioridade, agora é”. De forma sucinta, Jean-Marc Pueyo, diretor-superintendente do Carrefour Brasil, explicou o motivo de sua companhia ter sido a última a entrar no ‘pontocom’.

O lançamento da plataforma de e-commerce do grupo varejista francês (www.carrefour.com.br) foi ontem. Um total de R$ 50 milhões foi investido nos últimos sete meses, tempo que o projeto levou a ficar pronto. Presente em 19 Estados do País, o Carrefour almeja abrir 70 novas lojas físicas em 2010, contando com as outras duas marcas do grupo, Atacadão e Dia%, e aportar cerca de R$ 2,5 bilhões para investimentos até 2011.

Perguntando o que espera da nova ferramenta de negócios, Jean-Marc não deu expectativas quantitativas, nem na questão de participação no faturamento da empresa e tampouco em números de visitantes.

Além disso, ao contrário de discursos megalomaníacos de grandeza, comuns a executivos empolgados com lançamentos, o diretor se mostrou realista quanto à futura participação no mercado. “Nossa meta é clara. Esperamos estar em quinto lugar no varejo on-line no País até 2011”. Considerando o Ponto Frio, Casas Bahia e Pão de Açúcar uma empresa só.

A outra questão pertinente ao lançamento de sua loja virtual era sobre o diferencial, uma vez que seus principais concorrentes já possuem experiência na área. Desta vez a questão foi respondida por Jonas Ferreira, diretor de e-commerce da empresa. “Nossa aposta está na venda como um solução para casa e não como um simples produto. Isto é, vamos comercializar também serviços, como manutenção, instalação de aparelho, etc.”, contou.

Durante o desenvolvimento do novo projeto, a equipe do Carrefour estudou os sites de varejo on-line existentes. Com essa observação, a multinacional teve a ideia de outro diferencial para o site. Quem datalhou foi Rodrigo Lacerda, diretor-executivo de Marketing e responsável pelo projeto. “Percebemos uma carência de informações e de conteúdo. Por isso vamos disponibilizar um Guia de Compras, vídeos explicativos sobre diferenças de produtos e conteúdo feito por consultores sobre tendências e novidades”, prometeu.

Será a primeira ferramenta de venda on-line do Carrefour fora da Europa, e contará com as seguintes categorias de produtos: eletrônicos, informática, eletrodomésticos, telefonia, eletroportáteis, beleza e saúde, cine e foto, utilidades domésticas e cama, mesa e banho. Alimentos não estão na primeira leva de produtos, mas segundo Jonas Ferreira, podem vir a serem comercializados no futuro.

Tags:

Categoria: Artigos

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.