Pão de Açúcar inova para crescer

| 14/03/2010 - 03:24 AM | Comentários (0)

A mobilidade como plataforma para novos negócios já desperta o interesse do Grupo Pão de Açúcar e integra as estratégias de TI da organização para este ano, que busca aprimorar os processos já existentes e, ao mesmo tempo, abrir espaço para o desenvolvimento de ações inovadoras.

“Nós acreditamos que o m-commerce vai vingar em breve, pois é uma tendência muito forte no mercado. Se hoje muitas ações já giram em torno do celular, por exemplo, por que não podemos fazer desse modelo a convergência de tudo?”, questiona Joaquim Dias Garcia Neto, diretor de TI do Grupo Pão de Açúcar.

Com a evolução de tecnologias como a NFC (Near Field Communication), o executivo ressalta que esse formato vai ao encontro do objetivo do Pão de Açúcar em melhorar a experiência do usuário e da mudança de conceito que vem se configurando no varejo.

“Estamos levando o varejo para dentro do ambiente do consumidor, ao invés dele ter somente como opção ir até a loja física.Cada vez mais esse será o foco. Os bons resultados registrados pelo comércio eletrônico no Brasil são um bom exemplo dessa corrente”.

Apesar dos planos do Pão de Açúcar nessa esfera, Joaquim aponta a crescente disponibilidade de diferentes aplicativos dessa natureza como um desafio a ser superado para que essa nova plataforma se estabeleça.

“Nós ainda não entramos nesse mercado porque ele está carente de padrões. É inviável para o usuário ter um celular com uma infinidade de aplicativos para esse modelo. Por isso, estamos trabalhando juntamente com a Abras para achar um denominador comum nessa questão”.

Novos caminhos
Além da aposta no m-commerce, o Pão de Açúcar também está trabalhando em outras estratégias diferenciadas, especialmente para o seu segmento de atuação.

No início do ano, o grupo criou a GPA Digital, unidade que contará com investimento de R$ 10 milhões em 2010 e tem como objetivo antecipar as necessidades e as tendências disseminadas no mundo virtual, ao acompanhar a relação dos usuários com essas mídias.

“Nosso objetivo não é apenas monitorar possíveis problemas nesses ambientes, mas também saber o que estão falando das nossas marcas. Queremos ir ao encontro dessas interferências, desejos e vontades. É nesse mundo que vamos buscar estímulo e conhecimento para melhorar nosso negócio”.

Outra ação com foco inovador é a GPA Malls & Properties, área criada em 2009 e centrada na gestão imobiliária e de projetos. Ela responderá por diferentes processos, como por exemplo, a construção de empreendimentos próximos a determinadas lojas do grupo.

Entre os investimentos previstos para essa unidade está a implementação de dois novos módulos no ERP da SAP, em operação no Grupo desde janeiro de 2009. As novas soluções serão destinadas ao acompanhamento físico e financeiro dos projetos.

Segundo Joaquim, o segmento de e-commerce também será uma das prioridades para este ano, com a meta de ampliar o share atual de cerca de 22%, consolidar as operações  e buscar a liderança no varejo eletrônico.

“Nosso principal concorrente tem um share enorme, mas está estagnado. Eles não podem crescer tanto como a gente”.

Integração e sinergia
Além de suportar a expansão projetada pela companhia, introduzir novos serviços e contribuir para a manutenção da liderança no segmento do varejo, os investimentos em tecnologia do Pão de Açúcar também terão como foco a integração com o Ponto Frio, a Casas Bahia e o Assai, bandeiras adquiridas recentemente pelo grupo.

“Pretendemos combinar o que cada uma dessas operações tem de melhor em termos de logística, TI e área comercial. Será um grande desafio buscar essa sinergia”. Para o executivo, o fato do grupo ter apostado a partir de 2009 no outsourcing de sua infraestrutura tecnológica pode facilitar esse processo.

“O grupo só poderia trazer empresas desse porte para o seu universo se tivesse uma infraestrutura para isso. O outsourcing viabiliza nossa expansão e, ao mesmo tempo, essa integração, já que os recursos necessários para atender a fatores como escalabilidade, capacidade e flexibilidade passam a ser uma preocupação de quem fornece esses  serviços”.

Com os bons resultados obtidos até agora, o grupo planeja estender seus investimentos no modelo de serviços, que também já incluem a utilização de softwares de pricing e segmentação  de clientes.

“Depois que você investe em serviços e aprende a trabalhar com esse modelo, não quer mais parar. O importante é encontrar um parceiro que tenha expertise em seu segmento e que esteja preparado para crescer contigo”, conclui.

Categoria: Artigos, Cases

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