NBC inova com capanha em mídias sociais
Como foi reportado pelo Mashable, A rede de TV NBC lançou um novo programa de fidelidade baseado em redes sociais. Chamado “Fan It”, a inciativa se utiliza de comunidades online no Facebook, Twitter, Myspace e Foursquare. A ação tem como objetivo alavancar a lealdade dos telespectadores através de recompensas para usuários que promovem, interagem e debatem sobre os programa de TV da emissora.
Este plano está sendo implementado em toda a rede e foi planejado para alavancar a presença dos fãs nas mídias sociais através de incentivos que envolvem pontos de engajamento relacionados a conteúdos tais como assistir vídeos na NBC.com, recrutar amigos, etc. Esses pontos podem ser trocados por produtos da NBC, previews de shows, produtos virtuais, emblemas e entrada para eventos esportivos.
As mídias sociais estão dando aos telespectadores uma plataforma para vocalizar seu amor/ódio pelos programas de TV, e a iniciativa da NBC ao lançar o “Fan It” revela o reconhecimento de que a presença dos telespectadores nas mídias sociais tem uma tremenda influência.
O “Fan It” pode vir a ser um novo modelo de métricas baseadas em engajamento, que combina o sistema de medição tradicional, que nos Estados Unidos é feito unicamente pela Nielsen Media Research, e as mídias digitais, o que pode resultar em novas culturas de marketing e de publicidade. Por meio da rede criada pela NBC, será possível medir a participação do consumidor, a atividade viral, índices de recomendações, níveis de interação, tempo de interação e ter em mãos muitos outros indicadores que poderão influenciar o mercado de publicidade.