Presidentes de empresas sabem da importância das redes sociais
O avanço das redes sociais está obrigando os departamentos de TI e as áreas de negócio das companhias a buscar formas de lidar com essas comunidades. E a preocupação começa pelos presidentes das empresas. Pelo menos, é o que demonstram os presidentes da BRF Brasil Foods, Pepsico do Brasil e Grupo Algar.
Durante uma mesa redonda realizada no evento da IBM, na última semana, em São Paulo, os executivos reconheceram a necessidade de suas corporações estarem preparadas para gerenciar esses novos canais de comunicação, os quais se tornam cada vez mais importante para o relacionamento das organizações com seus diversos públicos.
“Às vezes, fico sabendo de informações da empresa pelo Facebook da minha filha”, contou o CEO da Rhodia para a América Latina, Marcos De Machi . Ele analisa que isso tende a exigir mais transparência das organizações. “Hoje fica difícil esconder informações”, admitiu o executivo.
O presidente da Pepsico do Brasil, Otto Von Sothen, concordou que, graças às ferramentas online, as informações correm muito rapidamente. Ele lembrou a repercussão, em abril deste ano, que a nova embalagem do Toddynho (bebida achocolatada) gerou nas comunidades, por causa de um erro de mensagem e de concordância do texto. A crítica foi feita por um blog de uma grande publicação e se espalhou pela internet, obrigando a indústria a fazer a correção.
Depois desse acidente, Sothen disse que a empresa percebeu que as redes sociais são importantes ferramentas para melhorar a comunicação com os clientes e buscar vantagens competitivas. “É necessário ter processos de inovação robustos, marcas com qualidade e credibilidade para atrair o consumidor”, afirmou.
Já o presidente do Grupo Algar, Luiz Alexandre, disse que o mundo conectado contribuiu para explosão das informações e que as empresas enfrentam o desafio de lidar com os dados que estão disponíveis pelas várias fontes.
Por: Edileuza Soares
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