Pequenos varejistas ainda não entenderam a importância do Big Data, afirma especialista

| 08/04/2013 - 14:14 PM | Comentários (0)

alexandre-soncine

Em todas as partes do mundo fala-se no Big Data e em seu potencial para gerar benefícios para o comércio eletrônico. Mas, na prática, ainda são poucos os que já entenderam o conceito, e, principalmente, estão criando alternativas para se beneficiar dessa tendência. De acordo com Alexandre Soncini, Diretor de Vendas e Marketing da VTEX, especializada em tecnologia para comércio eletrônico, isso pode ser atribuído ao fato de ser um tema muito recente, até mesmo em mercados mais maduros. “Dentre os pequenos varejistas, poucos entenderam a importância desse conceito. Somente os maiores devem estar começando a se preocupar, pois, ainda é um tema muito novo não somente no Brasil, mas nos EUA também e, ainda vai demorar um tempo para as pessoas conhecerem, entenderem e começarem a se preocupar”, justifica o executivo, ao E-Commerce News.

Tanto que dados da pesquisa realizada pela Pitney Bowes Software, identificaram que o Big Data ainda é um desafio para 80% dos presidentes e vice-presidentes de empresas norte-americanas. Segundo o estudo, 35% dos executivos avaliam que ainda existem muitos dados e poucos recursos para tirar proveito do Big Data. Além disso, 38% dos entrevistados relataram que a falta de habilidade e capacidade analítica são os maiores entraves para agregar valor ao negócio a partir do conceito. “O grande desafio é saber como usar a tecnologia de forma inteligente, armazenando um volume de dados muito grande em bases não relacionais, processando essa informação quantitativa para transformar em qualitativa e automatizando os processos de entrega de conteúdo personalizado por perfil de usuário ou para gerar visões analíticas dos dados para auxilio na tomada de decisão”, explica.

Soncini acrescenta que quase a totalidade dos dados armazenados globalmente foram criados recentemente, o que reforça a importância do conceito. “Atualmente, temos múltiplas fontes de dados, como: Web Analytics, Buscadores, Buscas, Redes Sociais, CRM, entre outros, e precisamos conseguir coletar o máximo de informações possível de forma organizada. Um dado muito relevante é que 90% dos dados que temos atualmente armazenados em todo mundo foram criados somente nos últimos dois anos”, enfatiza.

Mas, apesar de ser um desafio, mediante um planejamento interno na empresa, é possível usufruir dos benefícios do Big Data e otimizar os negócios on-line. “O passo inicial é ter tecnologia aderente ao conceito. Por exemplo, através do uso de bases de dados não relacionais e ferramentas para criação de cenários através de análises preditivas, a fim de coletar as informações de forma correta para posteriormente poder utilizar com maior efetividade. Nesse caso, é importante avaliar os parceiros de plataforma de e-commerce para ver se eles já estão preparados”, orienta.

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.