Se não é encontrado, não é clicado e não vende
Você investiria grande parte do seu orçamento em um outdoor maravilhoso, quem sabe até em plasma ou LCD, cheio de inovações, ao menor preço, mas colocado no meio do deserto?
A resposta certamente será não. Mas por que estou falando isso agora? Porque não adianta você ter o site mais bonito do mundo, com a melhor usabilidade e navegação, os melhores produtos e o menor preço se você não é encontrado.
Para vender alguma coisa, ou ao menos conquistar a atenção de alguém, é preciso que o usuário chegue até você.
Sim, não é tão fácil assim. Nem poderia. Não basta apenas ser encontrado. O fato de você ser encontrado é um diferencial e tanto, mas não significa necessariamente que você vai atingir o máximo em conversão ou bater a sua meta automaticamente.
Considere que se você figurar na primeira página de um buscador qualquer com configurações padrão, seja em que posição for, o usuário terá pelo menos a concorrência de mais nove opções. Ser o primeiro a ser mostrado não é tudo. Você precisa ser o primeiro a ser clicado também.
O que motiva o clique pode ser o título e descrição que aparentemente supram a necessidade, satisfaçam a expectativa, dêem a sensação de credibilidade ou meramente gerem interesse.
Isto posto, você deve fazer com que os títulos e descrições das páginas sejam pertinentes à ela.
Se você vende doces, deve prever que a pessoa pode procurar no Google: “Mousse de Morango”.
Se ao digitar “Mousse de Morango” no buscador, o título que aparecer em destaque for “MARIA BRIGADEIRO LTDA” talvez não seja tão atraente quanto “MOUSSE DE MORANGO – Entrega a domicílio em São Paulo” por exemplo.
Neste caso você certamente aumentaria a probabilidade de clique na sua página em relação aos outros nove concorrentes. Esta prática também fará com que o Google pontue melhor seu website.
Importante: o título deve ter menos de 65 caracteres. Desta forma, o Google mostrará o título completo no resultado da busca.
Se o site do concorrente é encontrado mais facilmente na internet (mesmo que o seu seja melhor nos mais diversos aspectos), o concorrente está na frente. E o que você vai fazer com essa informação?
Autor: Luiz Dias
Categoria: Artigos