10 dicas para aumentar a conversão da sua Loja Virtual

| 11/11/2011 - 11:51 AM | Comentários (3)

Ao longo do ano, o tema mais debatido no comércio eletrônico foi a “taxa de conversão”. Esse indicador é mensurado a partir do número de pedidos realizados na loja virtual e do número de visitantes. Ele é crucial para a o sucesso da loja, definindo o grau de maturidade e a eficiência. Por isso, alguns gestores acompanham diariamente quais modificações na loja podem impactar na taxa de conversão.

Se você conversar com dez gestores, provavelmente nove dirão que ficariam contentes se a taxa de conversão da sua loja fosse 2%. Isso quer dizer que a cada cem visitantes, somente dois compram. Porém, esses mesmos nove gestores esquecem que muitos clientes chegam até o carrinho de compras e depois abandonam a sua compra. Ou seja, ele demonstrou interesse, teve todo o trabalho de iniciar o processo de compra, mas em um momento crucial ocorreu algo que o fez desistir. Segundo pesquisa da Forester Research em 2010, aproximadamente 90% das pessoas já abandonou seu carrinho pelo menos uma vez.

Com essas informações, seguem 10 dicas práticas que poderão lhe ajudar a aumentar a conversão da sua loja virtual:

  • Seja claro ao expor o preço do produto e o frete. Não esconda nem manipule o preço para iludir os clientes. Destaque todos os custos que fazem parte daquela compra, tanto em vitrines quanto no carrinho de compras.
  • Incentive os seus clientes com frete grátis ou descontos promocionais. Comunique os benefícios em diferentes momentos da navegação na loja, não restrinja apenas a página principal. O cliente pode não ser impactado logo na primeira vez que vir os incentivos e sim nas demais.
  • Ouça seu cliente e tente entender o que você pode fazer para ajudá-lo a comprar. Ligue ou envie email para os clientes que finalizaram suas compras e veja os motivos que o fizeram comprar na sua loja. Fale também com aqueles que estão cadastrados, mas nunca fizeram uma compra ou não compraram nada há mais de um ano.
  • Busque sempre a recuperação de vendas – Boletos vencidos, pedidos negados, entre outros, que podem ser recuperados.
  • No momento de finalizar o pedido, não desvie a atenção do cliente para outros lugares. Analise com cuidado os elementos da página do produto e todo o processo de fechamento da compra.
  • Transmita segurança: desde um número de telefone para contato ou um atendimento online, até as melhores práticas de segurança. Deixe em locais visíveis para o cliente e não somente no rodapé da loja virtual.
  • Use e abuse das fotos e vídeos. No comércio eletrônico, os clientes compram a imagem de um produto.
  • Direcione a navegação dando ênfase nos botões que levam o cliente ao próximo passo. Ajude e guie o cliente. Se não quer ajudar, pelo menos, não atrapalhe.
  • Utilize um super banner na página inicial e caracterize os departamentos com imagens. Mostre seus benefícios e produtos com maior destaque.
  • Use a opinião do cliente para expor a qualidade e a experiência com o seu produto. Produtos avaliados por clientes que compraram trazem mais resultado.

Rafael Campos é consultor de vendas da VTEX, empresa líder em tecnologia para o comércio eletrônico.

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Categoria: Tutoriais

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Comentário (3)

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  1. Luis Vabo Jr disse:

    Excelentes dicas do Rafael!!

    Eu acrescentaria mais uma: MONITORE O SEU CONCORRENTE!

    Saber se o seu preço está otimizado ajuda muito a converter!

    E existem ferramentas no mercado que facilitam esse processo.

  2. Flávio Maciel disse:

    Ótimas dicas. Todas se encaixam em pelo menos um dos 3 pilares para evitar carrinhos abandonados: Credibilidade, Usabilidade e Posicionamento.

    Gosto muito deste tipo de artigo e tenho estudado muito a respeito para escrever artigos sobre prevenção de carrinhos abandonados.

    Com base nesse conhecimento desenvolvi o GUIA DE OTIMIZAÇÃO DE CHECKOUTS para ajudar lojas virtuais a evitar carrinhos abandonados.

    O DOWNLOAD pode ser feito em:
    http://www.ipagare.com.br/blog/conversao/autoavaliacao-do-checkout/

    Abraços

  3. Sandro disse:

    Muito boas estas dicas. A preocupação com o cliente e sua relação tem que ser permanentemente desenvolvidas. A qualidade e a experiência do cliente tem que ser muito valorizadas.

    http://www.designbrasil.art.br/

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