Dicas de Mídias Sociais para Pequenas Empresas

| 03/11/2010 - 02:40 AM | Comentários (3)

Mais importante do que divulgar tendências, o E-commerce News se propõe a divulgar informações de qualidade que possam ser utilizadas em empresas reais. E é perseguindo tal objetivo, que trazemos hoje para o blog algumas ferramentas úteis para pequenos negócios que queiram começar a utilizar as mídias sociais como meio para o relacionamento e comunicação com seus clientes.

Tratam-se de dicas simples para quem é o do meio, mas muito relevantes para quem está começando uma estratégia agora.

  1. Utilize o TwitPic para mostrar seus produtos pelo Twitter
    O Twitpic é a ferramenta mais utilizada para enviar fotos aos seguidores do Twitter. Aproveitar esta oportunidade para divulgar seus produtos é uma ação de bom senso e potencialização da própria rede social. Estamos falando de uma ferramenta grátis, capaz de atingir um grande número de pessoas e em tempo real. Se eu tivesse um pastelaria, por exemplo, com certeza postaria fotos dos meus pastéis lá pelas 7 da tarde: seria um convite à lembrança da sua marca.
  1. Utilizar o FOURSQUARE de forma criativa
    Para quem não conhece o Foursquare, um breve resumo: estamos falando de uma rede social baseada em localização geográfica, ou seja, em cada lugar que você for você se registra na rede e ganha pontos por fazer “Check-in” naquele local. Quem soma mais pontos em um determinado período torna-se o prefeito do local. A sacada aqui para os empresários é tornar a experiência diferenciada para o cliente: oferecer prêmios para certas quantidades de registros, oferecer regalias para o prefeito e colocar mensagens na rede acerca de seus serviços. Os amigos de seus clientes saberão na hora quando eles estiverem no seu estabelecimento – e este tipod e propaganda em tempo real é valiosíssima. Com um pouco de criatividade, o Foursquare pode ser uma ótima ferramenta de comunicação e relacionamento.
  1. Youtube: a forma mais atraente de demonstrar seus serviços
    Para quem é heavy user das mídias sociais esta dica pode parecer banal, mas dada a pouca quantidade de empresas brasileiras que utiliza os vídeos compartilhados do Youtube preciso acrescentar este item à nossa lista. Prepare vídeos simples, mas bem feitos sobre seus produtos. Dê preferência a assuntos cômicos ou ideias criativas que encaixem bem com seu público-alvo. O vídeo é uma das mídias que mais prende a atenção das pessoas, ou seja, você não será trocado pela aba ao lado do navegador e terá maior exposição de marca.

Como você pode notar: são ações simples, apropriadas para quem não está disposto a gastar muito. Por outro lado, te deixarão em contato com o seu cliente de maneiras bem diferentes do convencional – e com efetividade.

Se você já usa alguma dessas ferramentas, nos conte sua experiência. Será um prazer compartilhar informações.E para mais dicas, confira este post do Mashable.

Abraços!

Tags: , ,

Categoria: Tutoriais

Sobre Maria Fernanda: Maria Fernanda Lacerda Pereira é estudante de Administração de Empresas da ESAG – UDESC. Estagia na área de Marketing de Produtos em uma grande empresa de Florianópolis, SC e edita o blog WebContexto. Está sempre em busca de novos conhecimentos e experiências acerca de negócios digitais. (Twitter:@mfernandalp) Ver mais artigos deste autor.

Comentário (3)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Ricardo disse:

    Excelente artigo, Nanda. Além de grátis, essas três ferramentas são muito boas para divulgação e interação com os clientes.

  2. Alexsandro Santos disse:

    Maravilhoso post, muito bom, e sabias opiniões não colocou o twitter pois para mim eu acho que ele esta ficando uma ferramenta até um tanto cara, pois consome tempo, dinheiro para poder ficar direto escrevendo nele, entao precisa-se colocar uma pessoa contratada etc, então pode ficar inviável no inicio para uma pequena empresa, eu indico também o facebook que esta crescendo muito entre os brasileiros, e dependendo do segmento de mercado, o orkut ainda é uma otima escolha

    qualquer duvida estamos aqui

    Alexsandro Santos
    Desenvolvimento de sites, Otimização SEO e webmarketing
    http://www.seoalex.com.br

  3. Hugo disse:

    E o Pinterest? E o Instagram?
    O acesso mobile está crescendo exponencialmente! Quem não gostaria de tirar uma fotinho do pastel para fazer inveja nos amigos?

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.