Email Marketing: sugestões para integração e análise de resultados

| 07/10/2010 - 18:55 PM | Comentários (1)

É cada vez maior a integração do email marketing com os demais meios digitais, bem como na análise mais detalhada dos resultados obtidos, veja abaixo algumas sugestões:

Redes Sociais :

Links do tipo “Click to share” debaixo das chamada em newsletters está se tornando uma prática muito comum. Complementos como Share This e  Add This auxiliam seus destinatários a divulgar o seu conteúdo em redes como Orkut, Facebook, Twitter, etc…

Mobile Media :

A facilidade no acesso à internet em dispositivos móveis faz com que os profissionais de email marketing também se preocupem em formatar peças compatíveis com essa forma de acesso.

Em relação às estratégias utilizadas, temos algumas novidades :

Segmentação :

A boa e velha estratégia de separar a base de emails por segmentos (preferência, sexo, assunto, cidade, etc) não deixa de ser importante,  todavia, uma tendência que deve aparecer nos próximos anos é a chamada segmentação comportamental, ou seja, a segmentação baseada no comportamento das pessoas que visitam o seu site.

Agendamento recorrente :

Que tal você enviar mensagens automatizadas aos seus destinatários, por exemplo, de “Feliz Aniversário” em um determinado dia da semana ? Verifique se a sua ferramenta de email marketing fornece esse tipo de solução.

Análise de relatórios :

Apesar dos recursos cada vez mais sofisticados, poucos profissionais de marketing fazem análise de relatórios. Você já prestou atenção, por exemplo, se um determinado domínio está tendo uma taxa de abertura aceitável em relação à sua base de emails ? Ou se no envio de seus boletins você consegue identificar quais assuntos mais interessam à sua audiência ? Fazendo análises desse tipo, você poderá pensar em outras ações capazes de alavancar outros resultados estratégicos.

Portanto, faça uma análise 360º para ter uma ideia sobre como você está executando as suas ações de email marketing, pois pensar no disparo de uma campanha desse tipo de maneira isolada está se tornando uma prática cada vez mais ultrapassada.

Por Marketing Radar

Tags: , ,

Categoria: Tutoriais

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Blog Lomadee disse:

    A integração entre os meios de comunicação tem aumentado consideravelmente os resultados nos negócios. E a analise dos resultados é um dos principais pontos de referencia para traçar a próxima ação de Marketing da empresa.

    Blog Lomadee

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.