Tutoriais Email Marketing: Integrando ao Google Analytics

| 14/02/2011 - 05:10 AM | Comentários (2)

Às vezes é difícil mensurar algum resultado. Mesmo com os relatórios de aberturas e cliques na mão, como você vai poder dizer efetivamente se alguma edição em especial fez a diferença nas suas vendas? Para ajudar nesse tipo de rastreamento uma das dicas é integrar o seu email marketing com o Google Analytics, a ferramenta do Google que rastreia o tráfego no seu site.

Dessa forma você vai conseguir mensurar exatamente de onde veio o tráfego para seu site, a partir de qual edição específica e até qual o link que redirecionou o contato àquela página em particular. Nada melhor para avaliar se uma campanha de promoção rendeu o esperado. Veja abaixo os passos para ativar a integração do emailmanager com o Google Analytics.

#1 Edite sua Conta de Envio

1.1. Vá em Menu Iniciar _ Edições de E-mail _ Listar Contas deEnvio

1.2. Na janela com as contas de envio clique com o botão direito sobre a sua conta e selecione “Editar” (Ou crie uma nova conta aoseu critério).

1.3. Na janela de Edição da Conta de Envio, vá para a segunda aba “Configurações”

1.4. Marque a opção “Integrar Analytics por Padrão” e salve.

Isso fará com que todas as edições já tenham por padrão todos os links automaticamente integrados com o Analytics. Em tese você não precisa fazer mais nada, mas caso queira pode configurar que tipo de informação quer que apareça para você nos relatórios do Analytics.

#2 Configure os dados que aparecerão no Analytics

2.1. Na janela de Campanhas clique com o botão direito na campanha e escolha a opção “Integrar Analytics”. A seguinte janela aparecerá com a lista dos links:

2.2. Se você clicar com o botão direito em um link específico, pode escolher “Configurar Analytics”.

2.3. Na configuração você pode editar que tipo de informação aparecerá nos campos de “Versão do Conteúdo” e “Palavra-chave”.

Artigo enviado por emailmanager

Tags: , , , ,

Categoria: Tutoriais

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (2)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. valsanthos disse:

    Muito bom, parabéns ótimas dicas

  2. Fabiana Gama disse:

    Não entendi. Onde exatamente eu faço essa configuração? No Analytics ou na minha plataforma de disparo?

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.