Indicadores de desempenho no e-commerce – KPI
Os indicadores de desempenho no e-commerce são uma das maiores preocupações entre os participantes do nosso curso sobre criação de lojas virtuais. Saber como medir a evolução dos negócios é uma preocupação mais do que justificável, principalmente em se tratando de uma área comercial relativamente nova e que conta com peculiaridades que as vezes inviabilizam a aplicação de métricas que usamos no mundo físico.
Os indicadores de desempenho no e-commerce, como em qualquer negócio no mundo físico, servem para explicar matematicamente a estratégia adotada pela empresa alinhando metas e associando objetivos estratégicos com metas de curto, médio e longo prazo, além é claro de fornecer feedback para a evolução contínua do empreendimento.
Por se tratar de um assunto muito extenso, vou dividi-lo em partes para podermos discuti-lo detalhadamente.
Veja um trecho do vídeo que trata sobre este assunto em nosso curso Como Montar Uma Loja Virtual:
Escolhendo os indicadores de desempenho do e-commerce – KPIs
Ao selecionar os indicadores de desempenho do ecommerce temos que levar em consideração o foco da nossa análise para que não acabemos por misturar alhos com bugalhos. Basicamente, em comércio eletrônico temos duas abordagens para os indicadores de desempenho, os indicadores de desempenho ligados a área comercial propriamente dita e os indicadores de desempenho ligados a área do marketing digital.
Escolher os indicadores certos, também conhecidos como KPIs – Key Performance Indicators, é essencial para chegarmos a uma análise realista do desenvolvimento do negócio. Uma escolha inadequada de KPI pode produzir premissas falsas que irão acabar gerando conclusões equivocadas. A correta determinação do KPI para e-commerce é essencial para um estudo correto do desempenho da loja virtual seja no aspecto comercial ou no que diz respeito ao marketing digital.
Estruturando os dados para os indicadores de desempenho no e-commerce
Em primeiro lugar é preciso providenciar a instalação de um sistema de monitoramento de tráfego como, por exemplo, o Google Analytics, nosso companheiro inseparável em qualquer projeto relacionado à web. No caso do ecommerce, será necessário instalar a versão para comércio eletrônico do GA, por ser esta bem mais completa que a versão padrão utilizada pela maioria dos sites. Uma boa plataforma de e-commerce geralmente já tem esta versão pronta para ser ativada, bastando para isso a inserção da UA, um código fornecido pelo Google quando se cria uma conta no Analytics.
O código do Google Analytics específico para o comércio eletrônico acrescenta uma série de indicadores, dados e métricas que nos auxiliam bastante na hora de fazer uma análise dos indicadores de desempenho de uma loja virtual. São indicadores que não estão disponíveis no código padrão do Analytics e por isso é necessário ativá-lo na hora da criação da conta e implementar o código específico para esse tipo de monitoramento.
Alguns dos indicadores de desempenho para ecommerce fornecidos pelo GA com configuração para lojas virtuais:
- Receita total gerada pela loja
- Taxa de conversão de compras
- Valor médio do pedido – Ticket Médio
- Desempenho do produto no mix de produtos
- Visão geral do produto
- SKUs do produto
- Dias de compra
A configuração da funcionalidade de monitoramento para e-commerce é bem simples, bastando acessar a aba Administrador > Perfis > Configurações do Perfil na interface nova do Google Analytics. Aproveite a ocasião e faça também a conexão do GA com o AdWords se ainda não tiver sido feita, pois esse será um outros indicador que precisaremos para a construção dos nossos indicadores de desempenho no e-commerce.
Feita essa configuração, basta implementar o código do Analytics para e-commerce na loja virtual.
Esses indicadores de desempenho do e-commerce associados a outros dados que poder ser obtidos nas campanhas de marketing digital como o ROI e dados obtidos no ERP e outros sistemas acessórios de uma loja virtual poderão nos fornecer um panorama completo sobre o desempenho da loja virtual.
Com essa introdução feita, no próximo artigo, vou falar sobre os principais indicadores de desempenho no e-commerce para a área comercial.
Categoria: Tutoriais
Muito boa esta matéria. Muitos ecommerce pecam por não definirem os indicadores de KPI que mostram como está sua loja, ou até mesmo desconhecem a existência deles em ferramentas como o Google Analytics.
Uma observação em relação ao vídeo, no minuto 17:20 fala sobre estorno de transações e que não é possível realizar um estorno no Analytics. Sim, é possível realizar um estorno gerando uma nova transação negativando os valores. Veja o link do próprio GA.
Estornar uma Transação de Comércio Eletrónico
http://support.google.com/analytics/bin/answer.py?hl=pt&answer=1037443
Até hoje não vi nenhum sistema que tenha essa integração desenvolvida. Sempre que precisei gerar um estorno, tive que gerar o código “na mão “.
Realmente Roberto. É possível sim fazer essa “gambiarra” para o estorno no Google Analytics, mas teríamos dois problemas:
1. Para consertar um problema, iríamos gerar um outro. Ao incluir essa transação negativando os valores, iríamos também prejudicar outras métricas, então, melhor deixar como está, já que como dissemos no próprio vídeo, o Analytics funciona como um medidor de tendências e não uma ferramenta que trata com números exatos.
2. O segundo problema é que essa correção não é tão fácil assim. Se a plataforma de e-commerce nos der essa opção, ótimo, mas se não tivermos isso, a execução é bem mais complicada.
Um grande abraço
Alberto Valle
http://www.cursodeecommerce.com.br
Ótimo artigo e vídeo. São esses os vídeos dos cursos online de vocês? Se são, parabéns mesmo. Achei muito bom. Parabéns não só pelo conteúdo, mas pela produção também.
Obrigado pelo comentário Luiz. Quanto ao vídeo, ele faz parte do conteúdo disponibilizado em nosso curso online Como Montar Uma Loja Virtual.
Um grande abraço
Alberto Valle
http://www.cursodeecommerce.com.br
Olá Alberto, tudo bem?
Estou lendo os seus artigos já algum tempo e quero lhe parabenizar pela relevância dos conteúdos que você tem publicado, pois, tem me ajudado bastante na construção do meu plano de negócios, vários pontos que eu analiso hoje, muito são em função de detalhes que eu comecei a observar a partir dos seus artigos.
Ainda não fiz nem um curso na sua empresa, porém, o próximo com certeza será.
Obrigado!
Obrigado pelos comentários João. A muito recompensador saber que nossas colocações estão ajudando as pessoas a desenvolverem seus negócios. Essa sempre foi a proposta da equipe do Curso de E-commerce.
Um grande abraço
Alberto Valle
Olá Alberto, como vai?
Passei quase 5 horas seguidas lendos seus artigos e pesquisando sobre seus cursos online e achei sensacional e concerteza irei participar do curso para ampliar meu conhecimento em e-commerce.
Quero lhe parabenizar pelo seu trabalho, pois acho admiravel pessoas que compartilham seus conhecimentos para o sucesso de outras.
Um forte abraço.
Atenciosamente.
Olá Flávio
Muito obrgado pelas considerações a respeito do meu trabalho e da equipe do Curso de E-commerce.
Nosso objetivo é justamente o de proporcionar aos participantes de nossos treinamentos o máximo de informação possível nas áreas em que atuamos para que possam desenvolver projetos cada vez mais profissionais e sofisticados.
Afinal de contas, nosso mote é Aprenda com quem ensina de verdade. Nossos treinamentos são direcionados para um público que busca algo mais que apenas palestras.
Um grande abraço
Alberto Valle
http://www.cursodeecommerce.com.br