Estudo avalia desempenho das principais empresas de e-commerce
Diversas lojas de departamentos têm as suas raízes no varejo tradicional, mas isto não as impediu de estabelecer uma presença forte em mídias digitais, como mostra novo estudo conduzido pela L2 e pela empresa de marketing do Facebook, a Buddy Media. O trabalho avaliou os varejistas em quatro plataformas: Web sites, marketing digital, mídias sociais e mídias móveis.
Baseado nestes parâmetros, as marcas são classificadas em um índice de quociente de intelecto digital, criado pela L2, e que tem uma medida que vai de 140 para menos de 70, o que as divide nos status de “gênio”, “talentoso”, “mediano”, “esforçado” e “fraco”. As empresas avaliadas são ranqueadas em 350 categorias de dados individuais, tanto quantitativos como qualitativos.
O melhor desempenho ficou com marcas de automóveis e de produtos de beleza, enquanto joalherias e relojoarias apresentaram a menor pontuação média.
Enquanto 37% das marcas estão classificadas no índice como talentosas, apenas Macy´s, Victoria´s Secret e Nordstrom receberam a distinção de gênio. Lojas de departamento tiveram um bom desempenho nos diversos canais de vendas.
Entre outros resultados importantes, o estudo afirma que ter uma presença forte no Facebook é uma das maiores apostas em mídias sociais, uma vez que diversas marcas têm feito páginas com seus perfis na rede social. Mas ainda existem oportunidades significativas para faturas com as comunidades do Facebook, já que apenas quatro delas desenvolveram totalmente as funcionalidades oferecidas pelo site.
A Victoria´s Secret é a marca mais popular quando o assunto é o número de fãs do Facebook, com quase 14,5 milhões. A Abercrombie & Fitch encontra-se em um distante segundo lugar, com cerca de 5 milhões, seguidas pela Ralph Lauren (3,4 milhões), Coach (2,1 milhões) e Bath & Body Woeks ( 2 milhões).
Em mídias móveis, a disponibilidade de dispositivos é quase que inteiramente dedicadas para iPhone e iPad. Apesar da rápida expansão do Android, apenas 5% das empresas cobertas no estudo lançaram aplicativos para a plataforma de smartphones da Google. 67% das empresas dispunham de sites móveis, quase o triplo do total de 2010, e quase 90% delas são habilitadas para e-commerce.
A pesquisa sugere que em geral empresas que investem através de mídias digitais obtêm grandes retornos.
“No primeiro trimestre deste ano, o e-commerce cresceu mais do que o dobro do varejo em geral” afirmou o fundador da L2 e professor de marketing da New York University Scott Galloway. “A competência em mídias digitais, bem como o domínio de plataformas sociais e móveis está dividindo o varejo entre as empresas “digitalmente competentes” e “digitalmente desafiadas””.
Outro estudo da L2 e Buddy Media divulgado em junho trouxe o top 100 de marcas de luxo no Facebook, Com BMW, Clinique e Audi nas primeiras posições. Esta pesquisa julgou as marcas em quatro critérios: tamanho e crescimento da comunidade no Facebook, engajamento, conteúdo e integração entre as diversas plataformas.
Categoria: Pesquisas