Marketing e varejo de nichos
Para quem atua em marketing, sempre foi imprescindível a definição do público-alvo, mas agora, na era da internet e das estratégias digitais de marketing, isso é mais que uma regra, é um fator crítico de sucesso.
A web permite “como nunca antes na história do marketing”, uma total segmentação, em que por meio dela é possível ofertar produtos diretamente a públicos que os demandam. Isso é possível porque há inúmeras ferramentas disponíveis para que a empresa seja encontrada por quem busca determinado produto.
Há casos, para exemplificar, como a loja Freitag, que vende bolsas feitas com produtos recicláveis; a loja Uneven Feet, para quem tem pés com tamanhos diferentes, e até mesmo a Ex-boyfriend, em que a pessoa pode revender joias que não deseja mais.
Não podemos esquecer também do público feminino, que não é nicho, mas que é super importante para o mundo das compras, visto que representa mais de 51% dos e-consumidores e, em alguns casos, sua influência vai muito além desse dado. Um exemplo é o setor imobiliário, em que 93% dos compradores de imóveis visitam antes a internet sendo que, dentre as mulheres, esse número se eleva a 96%, segundo a Tecnisa.
Além disso, as mulheres também são a maioria em algumas redes sociais, como o Facebook, com 63% de participação, e no portal de moda byMK, em que são 96% do público.
A internet viabiliza negócios específicos para o mercado de gordinhos, por exemplo, oferecendo roupas exclusivas, ou produtos para dietas, com links para SPAs e tudo isso pode ser atrelado a uma rede social, em que se discutem temas pertinentes a esse público, como no caso da empresa americana Lane Bryant.
Além disso, são diversos os casos aplicados ao público evangélico, por exemplo, que precisa se vestir de determinada maneira, ou outros grupos religiosos, como os judeus, que seguem uma alimentação diferenciada.
Há também exemplos de campanhas voltadas a determinados públicos, como os gays. Nesse caso, a construtora Tecnisa procurou desenvolver não apenas uma comunicação especial, estando presente em sites direcionados com uma linguagem adequada, mas também desenvolveu diversos aspectos para se tornar uma empresa “gay-friendly”, inclusive treinando suas equipes de obra. A estratégia com certeza foi válida, pois conforme a empresa, este público costuma investir até 20% a mais na customização de imóveis.
Para criar algo voltado para um determinado nicho é necessário estar antenado e ter muito conhecimento sobre o perfil da demanda que se deseja atender. Em geral, esses grupos são experts em determinado assunto, portanto, não é recomendável se aventurar a investir em um negócio, ou mesmo, a fazer ações de comunicação e marketing sem estar devidamente envolvido com o tema.
Categoria: Tutoriais
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