Softwares On-Line Também Nos Negócios
A chamada Web 2.0 já é uma realidade, não só para usuários comuns mas, principalmente, para empresas que já utilizam o browser (navegador) como plataforma para aplicações de serviços on-line, de qualquer computador conectado à Internet.
Há algum tempo, o especialista em Tecnologia da Informação e Internet Eduardo Favaretto antecipou esta tendência e fundou, em 2005, o iBUSCAS, empresa gestora de recursos e aplicações de softwares on-line, que disponibiliza soluções inovadoras para empresas consolidadas no mundo real e que desejam o mesmo sucesso no mundo virtual.
Segundo o especialista, a tendência é de que um número crescente de empresas faça uso desse tipo de mídia; pela atratividade de poder utilizar os serviços de uma maneira fácil e intuitiva, sem fazer a instalação de nenhum programa em sua máquina.
Dentre as soluções oferecidas pela empresa, destaca-se o iBUSCAS E-commerce Terceirizado, que é a gestão integral do serviço de e-commerce voltado para a venda on-line pela Internet de produtos (CDs, livros, DVDs, eletro-eletrônicos, entre outros) ou serviços (cursos on-line, downloads de arquivos, assinaturas de serviços, inscrições em eventos). A empresa que contrata a solução preocupa-se apenas com o foco principal de seu próprio negócio (core-business) e fica dispensada de novos investimentos na compra de equipamentos ou contratação de mão-de-obra adicional, seja técnica ou administrativa. “Todo o fluxo de pedidos, recebimento dos pagamentos, com boleto ou cartões de crédito e débito, logística de entregas, call-center e help-desk é administrada pelo iBUSCAS”, explica Eduardo Favaretto.
Para se livrar de todas as dores de cabeças do mundo virtual, as empresas pagam ao iBUSCAS um valor mensal de hospedagem técnica do e-commerce de R$ 449,00 e taxa anual de contrato de mesmo valor, além de uma porcentagem variável sobre cada pedido aprovado, chamada de taxa de sucesso, que varia de 20% a 60%, dependendo do segmento ou ramo de atuação da empresa. “A remuneração desta porcentagem de cada pedido efetivado eletronicamente é negociada caso a caso. A própria empresa já sabe quanto pode remunerar sua rede de revenda ou distribuição, e é daí que surge a nossa própria remuneração – atuamos neste caso como um distribuidor virtual da mesma”, explica Favaretto.
Outra ferramenta disponível pelo iBUSCAS é o lançamento iBUSCAS Blog para Empresas, uma solução de relacionamento com clientes que começa a fazer parte do dia-a-dia empresarial, além de ser um meio alternativo de marketing boca-a-boca. “Vivemos a era dos blogs, na qual o mercado e as pessoas perceberam a importância de interagir, opinar e participar”, explica Favaretto. O preço de implantação varia de acordo com as características de cada projeto.
Sem esquecer que o e-mail tornou-se uma das mais poderosas ferramentas de comunicação e marketing, o iBUSCAS disponibiliza para as empresas que souberem aproveitar-se desse canal como instrumento de promoção e fidelização dos consumidores virtuais, o serviço iBUSCAS E-NewsLetter, uma ferramenta de marketing on-line, que permite ao licenciado interagir com o banco de dados de seus clientes, de uma forma mais rápida e moderna, pelo envio de comunicados eletrônicos sobre lançamentos, promoções e notícias. A hospedagem da base de e-mails, bem como o procedimento de envio programado é administrado pelos servidores do iBUSCAS, que dispõem de recursos técnicos para envio de grandes lotes de até 100 mil e-mails simultaneamente.
A confecção da arte final e do texto da e-newsletter é opcionalmente também administrada pelo iBUSCAS caso a empresa contratante não tenha a possibilidade de executar este serviço.
Outro sistema oferecido é o acompanhamento de eleições e apuração via Internet, em tempo real, por meio do iBUSCAS Voto Eletrônico que facilita a vida dos eleitores e organizadores por não precisarem se deslocar até uma sala de votação. O contratante define as regras a serem usadas no processo eleitoral e a empresa gerida por Favaretto assume todas as obrigações indiretas, sejam elas técnicas, de recursos humanos, help-desk ou operacional. “O foco principal dessa gestão de serviços é a redução de gastos diretos e indiretos para o cliente, quando comparado a um processo de votação tradicional ou presencial“, salienta Favaretto.
Categoria: Tutoriais