Tendências do E-commerce para 2011
A segurança online é mais importante do que nunca
A cada três minutos alguém tem sua identidade roubada. O roubo de identidade é o crime com maior índice de crescimento, sendo que a maioria dos casos não são detectados. Assim, certifique-se de avaliar as proteções de segurança de seu site. Se a sua empresa também é responsável pela hospedagem, comece a pesquisar o que é possível fazer para proteger os dados sensíveis de seus clientes. Considere a construção de um plano sobre como prevenir e lidar com potenciais problemas de segurança.
Mídias sociais
Os comerciantes online pretendem crescer e incluir mídias sociais em suas estratégias de marketing digital. Para alguns, esta tendência é de igual importância como o e-mail marketing. Com este tipo de investimento, seus canais de mídias sociais vão exigir muito mais pensamento e estratégia. Você vai precisar alinhar seus esforços sociais em cada parte de sua estratégia, desde as vendas até pós-vendas e além.
E uma vez que temos tudo planejado,vamos ser atingidos com uma nova oportunidade. Talvez uma nova plataforma será lançada ou uma nova integração ocorrerá (Google e Yahoo já concordaram em incluir os resultados Twitter em seus motores de busca). Fique por dentro dos acontecimentos e você estará preparado para enfrentar os desafios.
A economia está melhorando, mas o sentimento de que a recessão continua se prolonga
Os compradores online estão procurando promoções, descontos e cupons antes de fazer compras. Esse comportamento vai continuar, mesmo que a economia melhore. Os clientes estão cansados de comprar produtos ou serviços sem o sentimento que estão adquirindo valor pelo seu dinheiro.
Basta implementar promoções, descontos e desenvolver relacionamentos e você estará em boa forma. É difícil manter um comércio eletrônico, mas o crescimento das vendas online estará cada vez mais forte, devido ao custo de manter uma loja offline.
Relacionamento é tudo
Com o surgimento de sites de rede social, desenvolvimento de relacionamentos é uma das coisas mais importantes que você pode fazer. Alguns segmentos do mercado já estão começando a socializar com os seus clientes. Em outras palavras, haverá muito mais conversas pessoais entre empresas e consumidores.
Está é uma coisa boa – você estará apto a receber mais feedback em tempo real para saber o que seus clientes querem, precisam e esperam. Uma coisa importante é desenvolver relacioamentos através de conversas pessoais com via de mão dupla. Mas espere que os clientes tenham mais controle sobre as conversas e ajuste a empresa para isto.
Idéias Criativas irão ganhar a corrida
Criatividade é a palavra da vez. Isso não quer dizer que as estratégias e táticas para vender online não devem ser bem pensadas, mas o aumento de quantidade de desordem na web, misturado com a grande competição entre empresas em captar mais compradores para suas lojas virtuais significa que a criatividade e a inovação serão críticos para o sucesso. O lado positivo é que todos nós podemos aprender uns com os outros e trocar idéias. Será importante atender as demandas de seus clientes de uma forma convincente.
Por Carlos Silva – Consultor de marketing digital da Magoweb
Categoria: Destaques
Sobre idéias criativas, que o diga quem trabalha ou pretende trabalhar com compras coletivas.
Esta febre está estimulando a criatividade dos empreendedores brasileiros que estão misturando esta e outras idéias e criando novas formas de fazer negócios.
Esta é uma das partes mais motivantes de se trabalhar e atender empresas que trabalham com comércio eletrônico.
Abs
Flávio
Quanto às mídias sociais, um consumidor é influenciado pelo outro no mundo físico tanto quanto no online. Daí a importância das redes sociais (como wwww.orkut.com) no comércio eletrônico. Os usuários torcam experiências entre si motivando (ou desmotivando) o outro a efetuar determinada compra. Por isso é muito importante que as empresas monitorem esse ambiente para que saiba como sua empresa é comentada por seus consumidores no mundo das redes sociais.
Não só o http://www.orkut.com , mas também o http://www.facebook.com , que é a rede social que possui mais membros ao redor do mundo. Prova de sua importância é a presença de empresas que atuam dentro dessas redes.
Mídias sociais eu diria que não é nem uma tendência, e sim uma obrigação.
Fiquei com uma dúvida, o que seria:
“A economia está melhorando, mas o sentimento de que a recessão continua se prolonga”
Não entendi se a recessão continua fazendo alguma coisa, ou se, o prolongamento da economia continua em recessão, talvez seja a contínua recessão que se prolonga pelo sentimento, ou talvez o sentimento da economia está se prolongando à alguma recessão.
Poderias melhor explicar-me?
Atenciosamente