ClickBus completa dois anos e registra aumento da penetração online no setor rodoviário
Há dois anos desde seu lançamento, a ClickBus, especializada em vendas online de passagens de ônibus, registrou aumento nas compras online no setor rodoviário. Em agosto de 2013, a penetração era de 1% e hoje chega a aproximadamente 3% no Brasil. As vendas online de passagens aéreas, no entanto, representam em média 46% do total de passagens aéreas vendidas globalmente, enquanto as reservas de hospedagem chegam a 23% do total das vendas, de acordo com um estudo de Euromonitor.
A ClickBus lidera a modernização do setor rodoviário e consequentemente o aumento da penetração das vendas online desde agosto de 2013, quando o site foi lançado. Além de oferecer a conveniência da compra online, a empresa também inaugurou quiosques nos terminais rodoviários Novo Rio e Tietê, no Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente, que permitem a retirada de passagens rodoviárias diretamente com a ClickBus, sem a necessidade de pegar fila nos guichês das empresas de ônibus. Uma iniciativa de destaque que traz um benefício adicional ao cliente. A ClickBus também torna-se mais evidente no setor ao investir na marca, associando-se ao ator e humorista Fábio Porchat que ajuda a impulsionar a quebra de hábito da compra offline.
Além dos esforços de marketing, a tecnologia é uma aliada muito importante para trazer melhorias ao setor. “Por ser uma empresa de tecnologia, a ClickBus pode suprir rapidamente algumas demandas que são mais difíceis para as empresas de ônibus, como por exemplo a funcionalidade de roteirização, que combina trechos diretos de viações diferentes para disponibilizar mais rotas. Além disso, a tecnologia permite disseminar a venda de passagens de ônibus pela internet via parceiros, como a integração do nosso portfólio com a Decolar.com”, afirma Ricardo Contrucci, sócio responsável pela área de tecnologia da ClickBus.
“A ClickBus nasceu para preencher uma lacuna em um setor da indústria de viagens que não acompanhou o movimento visto nos outros segmentos. Apesar de 3% parecer pouco, é um aumento em um mercado que estava estagnado. Nossa previsão é que ele só vai crescer devido a outras iniciativas e parcerias que temos planejado, aliadas à crescente confiança nas transações online”, declara Fernando Prado, co-CEO da ClickBus.
A ClickBus foi lançada em agosto de 2013 e recebeu US$ 12.5 milhões em aportes de investidores. A empresa tem mais de 50 empresas de ônibus parceiras, oferecendo passagens para mais de 3 mil destinos no Brasil. A empresa já vendeu mais de 1 milhão de passagens globalmente.
Categoria: Balanços