Concorrência no e-commerce reduz inflação em setembro
Em setembro, o índice e-Flation registra inflação de 0,5% nos preços apresentados nos sites de e-commerce. Contudo, esse desempenho aponta queda de 0,3 p.p. em comparação com o mês de agosto, em que o índice era de 0,8%. O indicador, desenvolvido pelo PROVAR (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados, tem a proposta de monitorar as variações dos preços de produtos ofertados on line, acompanhando as tendências no mercado de consumo dos produtos de Internet.
As categorias que registraram deflação no mês foram: “CDs e DVDs” (4,6%), “Telefones e Celulares” (4,5%), “Brinquedos” (2,1%), “Eletroeletrônicos” (1,1%) e “Cine e fotos” (1,0%).
Já os índices que apresentaram inflação foram: “Linha branca” (0,4%), “Eletroportáteis” (1,4%), “Perfumes e cosméticos” (2,3%), “Medicamentos” (3,5%), “Livros” (3,6%) e “Informática” (3,9%).
“Na Internet, a facilidade de pesquisa e de comparação de preços, de produtos e de ofertas por parte dos consumidores contribui para um ambiente mais competitivo entre as empresas”, comenta Cláudio Felisoni de Angelo, coordenador-geral do PROVAR.
O e-Flation de setembro é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de \\\’campeões de vendas\\\’.
Informações do B2B Magazine
Categoria: Balanços