Marketplace com foco no social espera movimentar R$ 30 milhões em 2013
A Oxibiz, plataforma on-line que reúne pequenos e médio comerciantes, espera movimentar R$ 30 milhões em transações e atingir 20.000 lojas cadastradas este ano. Para alcançar a meta, aposta em um modelo de negócio que combina as funcionalidades das redes sociais com a de marketplaces, o que, segundo o sócio fundador da Oxibiz, Cássio Krupinsk, é uma estratégia bastante eficaz, como explica com exclusividade ao E-Commerce News. “Sempre vimos os marketplaces com bons olhos, e resolvemos inovar trazendo mais interação social. Um exemplo é o recém-lançado sistema de geolocalização, para que as lojas e os perfis na rede mostrem o endereço físico de seus pontos de venda e distribuição. O objetivo é traçar um perímetro de até 4 km para que além das sugestões de parceiros para negócio, fornecedores e clientes, as conexões sejam feitas de forma inteligente e a visualização dos produtos da rede apareçam para o consumidor ideal”, esclarece.
Segundo o executivo, uma das vantagens do ‘marketplace social’ é o fato das pessoas já estarem acostumadas com redes sociais, além de que um sistema com base em dados sociais, traz resultados, buscas e ofertas mais assertivas, tanto para quem vende quanto para quem busca o que comprar, assegura.
Neste aspecto, Krupinsk ressalta que a plataforma foi equipada com inúmeras ferramentas que promovem a interação e o comércio entre seus membros, como os créditos BIZ, moeda virtual própria, o PermutaBiz, recurso que permite a troca de produtos e serviços entre os usuários usando os créditos BIZ, o Oxipag, sistema de pagamentos próprio e o Oxishop, a vitrine virtual que reúne produtos apresentados por todos os vendedores.
Além disso, recentemente a empresa lançou a versão 2.0 da plataforma, visando potencializar a interação social se tornar um hub de negócio on-line. Segundo o executivo, o marketplace ganhou uma interface mais intuitiva com funcionalidades que facilitam a comercialização e divulgação de produtos, que, além de otimizar as operações e a gestão de finanças, proporciona ao lojista, enquanto navegam pelas categorias, contar com o auxílio de autoexplicações informativas e anúncios que aprimoram a ambientação na rede e ampliam as possibilidades de negócios. “Nosso objetivo é agregar valor e não ser concorrente das redes sociais e marketplaces já existentes. A partir deste princípio, desenvolvemos esta nova versão com foco no lojista, a fim de permitir que ele compartilhe seus produtos em diversas redes como o Facebook e Linkedin, por exemplo”, reforça.
A versão 2.0 traz ainda ao comerciante a oportunidade de gerir o seu próprio negócio através de uma só página na qual poderá acompanhar os pedidos, históricos de transações, extratos da conta e ainda enviar segunda via de boleto. Também houve melhorias na segurança, visando garantir a integridade da rede e de seus usuários por meio de um sistema que bloqueia fraudes on-line. “Entre outras funcionalidades adicionadas, o lojista pode otimizar as ações de propaganda dos produtos vendidos, cadastrar a loja física no sistema de geolocalização e ainda uma nova central de aplicativos”, evidencia.
Para 2013, a expectativa é de novos lançamentos e aumento significativo do faturamento. “Para o próximo semestre, lançaremos nossos plugins para exportar cupons para o website do lojista, além de integrarmos fotos de produtos e preços a outros e-commerces, e o lançamento do botão – compartilhar -, que permite o usuário partilhar em seu próprio mural itens de produtos de outros usuários. Com todos esses investimentos, nossa perspectiva é movimentar R$30 milhões em transações, e, atingir mais de 20.000 lojas cadastradas e validadas dentro da rede”, prevê Krupinsk.
Categoria: Balanços
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