Preços no E-Commerce têm queda de 9,6%, diz Fipe/Buscapé
O preço das mercadorias ofertadas por sites de comércio eletrônico no Brasil apresentaram deflação de 9,6% entre os meses de janeiro e novembro deste ano, segundo dados do Índice Fipe/Buscapé apresentados nesta quinta-feira. O indicador – que monitora as variações dos preços dos itens vendidos pela internet – é resultado de uma recente parceria entre a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e o Buscapé, um dos principais conglomerados de empresas voltadas para o setor de e-commerce no Brasil.
A categoria que apresentou a maior queda nos preços foi Fotografia, declinando 21,8 pontos percentuais durante o período auditado, enquanto Brinquedos e Games registraram alta de 6,6%. Outras categorias que também apresentaram queda foram: Eletrônicos (13,4%), Informática (5,4%) e Eletrodoméstico (2,8%),
Para Sérgio Crispim, pesquisador da FIPE, o novo índice vai permitir aos lojistas que atuam no e-commerce acompanhar os preços dos itens que são ofertados somente neste setor, ao invés de precificar suas mercadorias com base em valores do varejo tradicional. “É importante ter um índice de preços específico para o comércio eletrônico. As compras do e-commerce são muito diferentes das feitas em lojas convencionais”.
Crispim acrescenta que o novo índice é composto de 10 categorias e 156 subcategorias de produtos. Juntas, elas representam cerca de 80% das vendas do comércio eletrônico.
Na visão de Romero Rodrigues, presidente e cofundador do Buscapé, os resultados mostrados pelo índice não causou surpresa. “Sempre tivemos a impressão de que os preços na web tendem a cair mais rápido. Agora, podemos comprovar isso”. Conta.
Categoria: Balanços
Ruim para a indústria que fornece para varejo online…