Preços no varejo on-line cedem 0,67% em setembro
Em setembro de 2014, o Índice FIPE/Buscapé registrou queda média de preços de -0,67%. Em 80% dos 44 meses da série houve queda de preços, conforme ilustra a figura 1. Enquanto nos primeiros nove meses de 2013 a variação anual do Índice FIPE/Buscapé foi de 0,71% – como reflexo das variações cambiais –, nos primeiros nove meses de 2014 o índice voltou ao seu padrão de queda, com variação anual de -0,59%, e nos últimos seis meses a queda foi de -1,5%. Este comportamento dos preços do comércio eletrônico reflete o dinamismo e a competitividade do setor e a natureza dos produtos que são predominantemente vendidos no mesmo.
Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)
Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé, sete apresentaram queda de preço no mês de setembro/14, conforme segue: Casa e Decoração (-2,43%), Telefonia (-1,87%), Eletrônicos (-1,36%), Brinquedos e Games (-0,60%), Fotografia (-0,40%), Moda e Acessórios (-0,33%) e Informática (-0,30%). Das 200 categorias pesquisadas, 86, ou 43%, tiveram queda média de preço de -1,38%, com destaque para: “sofá/estofado” (-5,05%), “cortina/persiana” (-4,97%), “colchão” (-3,43%), “cama” (-3,24%), “frigideira” (-3,11%), “mala” (-2,88%), “frigobar” (-2,79%) e “armário/guarda roupa” (-2,49%). Os três grupos que tiveram aumento de preço em setembro14/agosto14 foram: Esportes e Lazer com variação de 1,78%, Cosméticos e Perfumaria (0,23%) e Eletrodomésticos (0,05%). Das 200 categorias de produtos pesquisadas no mês, 114, ou 57%, tiveram aumento médio de preço de 0,56%, com destaque para: “skate” (5,77%), “bola de futebol” (5,02%), “monitor para DVD automotivo” (3,75%), “bicicleta ergométrica” (3,31%), “batedeira” (3,05%), “aquecedor de água” (2,95%), “modelador de cabelos” (2,82%) e “torradeira” (2,76%).
Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Set14/Ago14)
Em um período de 12 meses (set14/set13) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -1,89%. A partir de novembro/12 observa-se uma tendência de redução das variações anuais negativas do Índice FIPE/Buscapé, mas de qualquer forma a série de 33 comparações anuais de preços no e-commerce (t/t-12) é marcada por 32 quedas de preços, e apenas um aumento em novembro/13, conforme a figura 3. Observa-se uma queda anual estável em torno da média de -1,5% nestes primeiros nove meses de 2014, e dada a tendência recente e as variações verificadas no ano passado esta queda anual tende a manter-se no nível atual ou aumentar um pouco ao longo do ano, caso não ocorra um novo ciclo de valorização do dólar.
Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)
A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 8,1% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período set14/set13, e que ao longo de 2012 – antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados que têm grande peso no e-commerce – a variação do Índice FIPE/Buscapé era cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia. De qualquer forma, os números traduzem um significativo ganho de competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor, que em 2013 foi de 28% em termos nominais.
Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12)
No período anual setembro14/setembro13, dos 10 grupos pesquisados, 6 apresentaram quedas de preço, e 4 aumentos, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -8,06%, em Telefonia, a um aumento de 3,47%, em Esportes e Lazer, conforme ilustra a figura 5. Das 141 categorias pesquisadas 86, ou 61%, tiveram aumento médio de preço 3,21%, e 55, ou 39%, tiveram redução média de preço de -6,29%.
O grupo com a maior queda anual de preço em set14/set13 foi Telefonia (-8,06%), muito influenciado por “celular e smartphone” (-8,66%). O segundo grupo com a maior queda de preço foi o de Moda e Acessórios (-7,83%), muito influenciado por “tênis” (-13,54%). O terceiro grupo com maior queda foi Eletrônicos (-5,71%) – influenciado pela redução de -6,66% nos preços de “televisores” –, seguido por Fotografia (-3,84%), devido principalmente à queda de -4,22% nos preços das “câmeras digitais”. O quinto grupo foi Informática (-0,42%) – influenciado pela queda de -8,28% em “tablet”, -5,54% em “cartão de memória” e -4,51% em “impressora”. O grupo de Eletrodomésticos – que é o segundo com maior peso no e-commerce – registrou significativo aumento anual de preço de 3,45% no período set14/set13, com destaque para: “triturador de alimentos” (14,49%), “climatizador” (10,76%), “freezer” (7,52%), “ventilador/circulador” (7,15%), “adega climatizada” (6,48%), “secadora de roupa” (6,34%), “lava louças” (4,53%), “chuveiro/ducha” (4,48%) e “purificador de água” (4,48%).
Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual set14/set13, além dos já citados, foram: “chuteira” (-14,70%), “camisa de time de futebol” (-11,13%), “tablet” (-8,28%), “dock station” (-6,71%), “óculos de sol” (-5,72%), “colchão” (-5,39%), “pen drive” (-4,77%) e “impressora” (-4,51%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “cooler para bebidas” (6,41%), “tapete de atividades” (6,18%), “estabilizador” (6,08%), “bicicleta” (6,07%), “panela de pressão” (5,53%), “bicicleta ergométrica” (5,48%) e “barraca” (4,71%).
Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Set14/Set13)
A queda de -1,89% do Índice FIPE/Buscapé no período set14/set13 contrasta com os aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 6,74% e 5,4%, respectivamente, no mesmo período. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da Internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.
Categoria: Balanços