Deflação no e-commerce chega a -0,26% em março, diz FIPE/Buscapé
Em Março/13 o Índice FIPE/Buscapé registrou queda média de preços de -0,26%. Esta queda confirma a tendência deflacionária observada ao longo dos 26 meses em que o índice foi calculado, interrompida nos meses de Jan12 (0,90%) e Jan13 (2,39%), que possivelmente expressam um comportamento estacional dos preços no e-commerce.
Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)
Dos 10 grupos de produtos, quatro apresentaram aumento de preço no mês de março/13 no e-commerce brasileiro, conforme a figura 2: Cosméticos e Perfumaria (0,87%), Casa e Decoração (0,78%), Informática (0,41%) e Esporte e Lazer (0,24%). Entre os seis grupos de produtos que apresentaram queda mensal de preço em março/13 destacaram-se: Brinquedos e Games (-1,30%), Eletrônicos (-1,01%), Fotografia (-0,95%), Moda e Acessórios (-0,78%), Telefonia (-0,68%) e Eletrodomésticos (-0,15%). Das 151 categorias de produtos pesquisadas, 60 – ou 40% – tiveram uma queda média de preço de -0,93%, enquanto 92 tiveram aumento médio de preços de 0,56%, em março/13. Os produtos com maiores quedas de preços foram: “camisa de time de futebol” (-3,94%), “tênis” (-2,82%), “blue-ray player” (-2,06%), “aparelho de jantar” (-1,91%), “ar condicionado” (-1,44%), “chuveiro/ducha” (-1,30%), “tv” (-1,12%) e “adega climatizada” (-1,11%). Os produtos que se destacaram com variação positiva de preço foram: “memória para pc” (4,55%), “barbeador elétrico” (3,11%), “lavador a jato” (2,87%), “skate” (2,81%), “depilador elétrico” (2,77%), “faqueiro” (1,94%) e “ferro de passar roupa” (1,69%).
Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Mar13/Fev13)
Em um período de 12 meses (Mar13/Mar12) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -5,22%, caracterizando uma tendência recente de redução das quedas anuais nos preços do e-commerce: Nov12/11 (-9,25%), Dez12/11 (-7,79%), Jan13/12 (-6,42%) e Fev13/12 (-6,13%). Dos 10 grupos pesquisados, 7 grupos apresentaram redução de preços, observando-se significativas diferenças de variações entre os grupos de produtos que compõem o índice, conforme ilustra a figura 3. A despeito das diferenças entre as variações de preços nos diferentes produtos observa-se um generalizado e expressivo movimento de queda de preços, sendo que das 151 categorias de produtos pesquisadas, 99 (66% do total) tiveram queda média de preço de -6,75%, e 52 tiveram um aumento médio de preço de 3,19% em 12 meses.
O grupo com a maior queda foi o de Eletrônicos (-13,16%), influenciado principalmente por “televisores”, que tiveram queda de -14,71%, “micro system”, com queda de -10,37%, e “blu-ray” com -9,31%. O segundo grupo com maior queda foi Moda e Acessórios (-12,64%), seguido por Fotografia (-10,09%) e Telefonia (-8,66%). O grupo de Eletrodomésticos, que é o de maior peso no e-commerce, teve aumento de preço de 0,17% no período Mar13/Mar12, revertendo a partir de janeiro/13 uma série de doze meses de sucessivas quedas anuais. Neste grupo destacaram-se com aumentos anuais de preços: “condicionador de ar” (8,23%), “microondas” (5,21%), “grill elétrico/sanduicheira” (2,45%) e “secadora de roupa” (1,81%). Nestes catorze meses de isenção de IPI (Mar13/Nov11) para a linha branca, os produtos beneficiados apresentaram as seguintes variações: “refrigeradores” (-5,59%), “máquina de lavar roupa” (-8,73%) e “fogão” (-4,44%). A despeito da isenção, estas variações estão um pouco abaixo da variação do índice geral no mesmo período, -8,88%, e bem abaixo da variação de -19,6% em Eletrônicos. Ressalte-se que os Eletrônicos registraram queda de -19,6% no período Mar13/Mar12 a despeito de serem bastante dependentes da importação e de ter havido uma valorização de 15% do dólar neste período.
Entre todos os produtos que compõe o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual Mar13/Mar12, além dos já citados, foram: “tênis” (-15,83%), “chuteira” (-14,39%), “câmera digital” (-11,30%), “celular e smartphone” (-10,70%), “cartão de memória” (-8,03%), “tablet” (-7,41%) e “bonecos e personagens” (-7,15%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “cartucho de impressora” (9,34%), “tenda gazebo” (7,83%), “faqueiro” (7,00%), “frigideira” (6,86%), “scanner” (5,28%) e “som portátil” (3,48%).
Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Mar13/Mar12)
A queda de -5,22% do Índice FIPE/Buscapé no período Mar13/Mar12 contrapõe-se aos aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE, que tiveram aumento de 6,31%, e o IPC-FIPE, que cresceu 5,51% no período Fev13/Fev12. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.
Categoria: Balanços