Preços no e-commerce cedem 1,85% em dezembro
Em dezembro de 2014, o Índice FIPE/Buscapé registrou queda média de preços de -1,85%. Em 38 dos 47 meses nos quais o índice foi calculado – 81% dos meses – houve queda de preços, conforme ilustra a figura 1. Após aumentos de preços mensais em janeiro (1,35%) e fevereiro (0,14%) de 2014, nos 10 meses subsequentes as variações foram negativas, com média mensal de -0,48%, retomando o padrão de queda dos anos anteriores. Este mês de dezembro de 2014 confirmou um histórico de maior queda de preços em dezembro observado nos três anos anteriores, conforme ilustra a figura 1. Este comportamento dos preços do comércio eletrônico reflete o dinamismo e competitividade do setor, e a natureza dos produtos que são predominantemente vendidos no mesmo.
Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)
Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé nove apresentaram queda de preço no mês de dezembro/14, conforme mostra a figura 2, com destaque para: Telefonia (-4,71%), Brinquedos e Games (-4,28%), Moda e Acessórios (-4,13%), Esporte e Lazer (-3,29%) e Eletrodomésticos (-3,25%). Das 200 categorias pesquisadas, 154, ou 77%, tiveram queda média de preço de -2,69%, com destaque para: “fritadeira” (-9,78%), “camisa de time de futebol” (-8,91%), “rádio relógio” (-8,83%), “ferro de passar roupa” (-8,16%), “mala” (-7,97%), “grill elétrico/sanduicheira” (-7,83%) e “purificador de água” (-7,71%). O único grupo que teve aumento de preço em dezembro14/novembro14 foi o de Eletrônicos (0,25%). O aumento deveu-se principalmente a “TV” (0,55%) e “blue-ray player” (0,44%), que têm elevado peso na composição do índice, pois na maioria dos outros produtos que compõem o grupo houve queda de preço. Das 200 categorias de produtos pesquisadas no mês, apenas 46, ou 23%, tiveram aumento médio de preço de 0,67%, com destaque para: “jogos diversos” (3,39%), “suplemento” (2,49%), “cartucho para impressora” (2,39%), “escova para cabelo” (2,22%), “filmadora” (2,14%), “placa de vídeo” (2,02%), “porta retrato digital” (2,60%) e “creme dental” (1,73%).
Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Dez14/Nov14)
Considerando-se as variações anuais (mês t/mês t-12), a partir de novembro/12 observa-se uma tendência de redução das variações negativas do Índice FIPE/Buscapé que culminou em novembro/13 (0,42%) com o único aumento na série de 36 comparações anuais de preços no e-commerce, conforme a figura 3. Por outro lado, ao longo de 2014 observa-se uma tendência de aumento das variações anuais negativas e no fechamento do ano (dez14/dez13) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -3,25%. No mês de janeiro dos últimos três anos houve aumento do
– provavelmente como compensação para as maiores quedas em dezembro – e caso este padrão seja mantido em janeiro/16, a variação anual ficará relativamente estável em torno de -3%. Dada a importância dos produtos importados no e-commerce brasileiro, esta tendência de queda anual dos preços depende significativamente da não ocorrência de um ciclo sustentado de valorização do dólar.
Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)
A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 9,8% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período nov14/nov13, e que ao longo de 2012 – antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados, que têm grande peso no e-commerce – a variação do Índice FIPE/Buscapé era cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia. Observa-se uma clara tendência de aumento da diferença negativa entre os preços do e-commerce e os preços em geral a partir de novembro/13 – quando era de -5% – até novembro/14 – quando chegou a -9,8%. Os números traduzem um significativo ganho de competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor, que em 2013 foi de 28% em termos nominais, e de 33% em termos reais, com base na variação de -3,75% do Índice FIPE/Buscapé.
Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12)
No período anual dez14/dez13, dos 10 grupos pesquisados, 7 apresentaram quedas de preço, e 3 aumentos, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -12,96%, em Telefonia, a um aumento de 1,94% em Cosméticos e Perfumaria, conforme ilustra a figura 5. Das 189 categorias pesquisadas, 100, ou 53%, tiveram queda média de preço de -6,26%, e 89, ou 47%, tiveram aumento médio de preço de 2,07%.
O grupo com a maior queda anual de preço em dez14/dez13 foi Telefonia (-12,96%), muito influenciado por “celular e smartphone” (-13,30%). O segundo grupo com a maior queda de preço foi o de Moda e Acessórios (-12,76%) – muito influenciado por “tênis” (-19,56%) –, seguido em terceiro por Eletrônicos (-6,12%) – influenciado pela redução de -7,04% nos preços de “televisores” e de -6,87% nos preços de “micro system/mini system”. O quarto grupo com maior queda foi Casa e Decoração (-2,56%), devido a “colchão” (-4,75%), “sofá/estofado” (-3,46%) e “cama” (-2,81%). O quinto grupo foi Esporte e Lazer (-1,19%), com destaque para “camisa de time de futebol” (-24,12%) e “chuteira” (-18,63%). Os dois grupos com maior aumento de preço foram Cosméticos e Perfumaria (1,94%) – muito influenciado por “perfume” (3,20%) – e Eletrodomésticos (1,37%) – que é o segundo com maior peso no e-commerce – e no qual se destacaram “centrífuga de alimentos” (6,51%), “climatizador” (3,70%), “ar condicionado” (3,46%), “geladeira/refrigerador” (3,45%) e “freezer” (3,43%).
Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual dez14/dez13, além dos já citados, foram: “rádio relógio” (-12,24%), “cortina/persiana” (-10,25%), “fritadeira” (-10,20%), “aquecedor de ambiente” (-7,22%), “bonecas” (-7,03%), “torradeira” (-6,72%) e “tablet” (-6,51%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “processador” (8,11%), “piscina” (7,92%), “cera para depilação” (7,17%), “toner para impressora” (7,14%), “memória para PC” (5,92%), “repelente” (5,47%), “hidratante para o corpo” (5,34%) e “frigideira” (5,18%).
Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Dez14/Dez13)
A queda de -3,25% do Índice FIPE/Buscapé no período dez14/dez13 contrasta com os aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 6,55% e 5,57%, respectivamente, no período nov14/nov13. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da Internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.
Categoria: Balanços