Inflação no e-commerce chega a 1,75% em julho

| 04/08/2015 - 11:48 AM | Comentários (0)

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Em julho de 2015, o Índice FIPE/Buscapé registrou aumento médio de preços de 1,75%, elevando a variação acumulada em sete meses 5,55%, tomando como base dezembro de 2014. Esta variação acumulada reflete o recente aumento do nível dos preços em geral, e mais particularmente a desvalorização do real, e o decorrente aumento de preço dos produtos e componentes importados, que têm grande peso no comércio eletrônico. A despeito dos aumentos pontuais do Índice FIPE /Buscapé em 2015, a série de 43 meses é caracterizada por queda de preços em 31 meses, ou 72% do período, conforme ilustra a figura 1. As variações de preços predominantemente negativas do Índice FIPE /Buscapé expressam o dinamismo e competitividade do setor de e-commerce, e a natureza dos produtos que são predominantemente vendidos no mesmo.

Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)

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Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé, oito apresentaram aumento de preço no mês de julho/15, conforme a figura 2, destacando-se: Brinquedos e Games (3,07%), Casa e Decoração (3,01%), Eletrônicos (2,59%), Informática (2,15%), Esportes e Lazer (2,08%) e Eletrodomésticos (1,50%).  Das 165 categorias pesquisadas, 138, ou 84%, tiveram aumento médio de preço de 2,35%, com destaque para: “estabilizador” (7,69%), “bicicleta” (4,83%), “faqueiro” (4,63%), “panela de pressão” (4,63%), “micro system” (4,33%), “lavadora de alta pressão” (4,30%), “pen drive” (4,06%), “bonecos e personagens” (3,64%) e “climatizador” (3,61%). Apenas dois dos dez grupos tiveram queda de preço: Moda e Acessórios (-0,92%) e Telefonia (-0,46%). Das 165 categorias de produtos pesquisadas no mês de julho, apenas 27, ou 16%, tiveram queda média de preço de -0,67%, com destaque para: “patins” (-3,28%), “piscina” (-3,14%), “secadora de roupas” (-2,64%), “barbeador elétrico” (-2,13%), “tênis” (-1,81%), “memória para pc” (-1,65%) e “filmadora” (-1,36%).

Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Jul15/Jun15)

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Considerando-se as variações anuais (mês t/mês t-12), houve expressiva reversão de tendência nos últimos quatro meses – abril/15 (1,37%), maio/15 (1,21%), junho (0,26%) e julho (2,03%) –, dado que a variação média anual estava em um patamar de -3%, conforme ilustra a figura 3. Esta reversão reflete a aceleração da inflação geral, que medida pelo IPCA passou de um padrão de variação anual de 6,5% para 8,5%, e também a recente valorização do dólar, que aumentou cerca de 17% entre o 1º quadrimestre de 2015 e o 2º quadrimestre de 2014. É importante ressaltar, neste sentido, que as categorias que têm mais peso no e-commerce são diretamente influenciadas pelo câmbio: eletrônicos, informática, fotografia e telefonia.

Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t/Mês t-12)

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A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 8% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período jun15/jun14, e que enquanto neste período os preços do e-commerce subiram apenas 0,26%, o IPCA registrou o expressivo aumento de 8,94%. Ao longo de 2012 – antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados, que têm grande peso no e-commerce – a variação do Índice FIPE/Buscapé era cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia. A despeito dos aumentos anuais do Índice FIPE /Buscapé nos últimos quatro meses, é provável que sua variação anual continue pelo menos 6% abaixo do IPCA nos próximos meses. Os números traduzem uma significativa competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor, que em 2014 foi de 24,3% em termos nominais, e de 26,7% em termos reais, com base na variação de –1,92% do Índice FIPE/Buscapé. Este crescimento é muito relevante considerando-se um contexto no qual o PIB cresceu 0,1%.

Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12)

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No período anual julho15/julho14, dos 10 grupos pesquisados, 7 apresentaram aumento de preço e 3 apresentaram queda, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -11,08%, em Telefonia, a um aumento de 12,08% em Casa e Decoração, conforme ilustra a figura 5. Das 165 categorias pesquisadas, 146, ou 88%, tiveram aumento médio de preço 6,85%, e 20, ou 12%, tiveram queda média de preço de -4,46%.

O grupo com a maior queda anual de preço em jul15/jul14 foi Telefonia (-11,08%), muito influenciado por “celular/smartphone” (-7,26%). O segundo grupo com a maior queda de preço foi o de Moda e Acessórios (-9,29%) – devido a “tênis” (-16,30%) –, seguido em terceiro por Eletrônicos (-1,58%) – influenciado pela redução de -4,57% nos preços de “televisores”, e de -1,45% em “som portátil”. No grupo com maior aumento de preço – Casa e Decoração (12,08%) – destacaram-se “caçarola” (21,93%), “faqueiro” (18,68%), “jogo de panelas” (17,20%) e “aparelho de jantar” (16,37%).

Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram aumentos destacados no período anual julho15/julho14, além dos já citados, foram: “climatizador” (22,11%), “processador” (17,29%), “repelente” (15,47%), “cama” (13,25%), “sofá estofado” (13,11%), “secador de cabelo” (12,64%) e “pc” (10,99%). Os que tiveram maiores quedas foram: “chuteira” (-18,56%), “tênis” (-16,30%), “lava louças” (-4,02%), “piscina” (-3,51%), “TV” (-2,91%) e “ar condicionado” (-0,96%).

Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Jul15/Jul14)

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Os aumentos de 2,03% do Índice FIPE/Buscapé no período jul15/jul14, 0,26% em jun15/jun14, e de 1,21% em mai15/mai/14 – embora revertendo uma longa série de quedas anuais – contrastam com as variações bem superiores nos índices gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 8,94% e 8,07%, respectivamente, no período jun15/jun14. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da Internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.

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Categoria: Balanços

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