Deflação no e-commerce atinge 0,44% em Abril, aponta FIPE/Buscapé
Em Abril de 2013, o Índice FIPE/Buscapé registrou queda média de preços de -0,44%. Esta queda confirma a tendência deflacionária observada ao longo dos 27 meses em que o índice foi calculado, interrompida nos meses de Jan12 (0,90%) e Jan13 (2,39%), que possivelmente expressam um comportamento estacional dos preços no e-commerce.
Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)
Dos 10 grupos de produtos, quatro apresentaram aumento de preço no mês de abril/13 no e-commerce brasileiro, conforme a figura 2: Moda e Acessórios (0,39%), Casa e Decoração (0,24%), Informática (0,14%) e Brinquedos e Games (0,03%). Entre os seis grupos de produtos que apresentaram queda mensal de preço em abril/13 destacaram-se: Telefonia (-1,07%), Fotografia (-0,78%), Eletrodomésticos (-0,76%), Eletrônicos (-0,65%), Cosméticos e Perfumaria (-0,04%) e Esportes e Lazer (-0,01%). Das 151 categorias de produtos pesquisadas, 80 – ou 53% – tiveram uma queda média de preço de -0,84%, enquanto 71 tiveram aumento médio de preços de 0,32%, em abril/13. Os produtos com maiores quedas de preços foram: “skate” (-2,52%), “ar condicionado” (-2,28%), “caixa de som para PC” (-2,01%), “barraca” (-1,51%), “torradeira” (-1,46%), “celular e smartphone” (-1,29%), “geladeira” (-1,24%) e “liquidificador” (-1,23%). Os produtos que se destacaram com variação positiva de preço foram: “memória para PC” (4,54%), “mochila de hidratação” (2,09%), “bola de futebol” (1,97%), “frigideira” (1,70%), “colchão” (1,46%), “bicicleta ergométrica” (1,16%) e “ventilador” (0,94%).
Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Abr13/Mar13)
Em um período de 12 meses (Abr13/Abr12) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -4,94%, caracterizando uma tendência de redução das quedas anuais nos preços do e-commerce a partir de dezembro de 2012 em função das variações mensais serem superiores às de doze meses atrás, conforme a figura 3.
Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)
Dos 10 grupos pesquisados, 8 grupos apresentaram redução de preços, observando-se significativas diferenças de variações entre os grupos de produtos que compõem o índice, conforme ilustra a figura 4. A despeito das diferenças entre as variações de preços nos diferentes produtos observa-se um generalizado e expressivo movimento de queda de preços, sendo que das 151 categorias de produtos pesquisadas, 97 (64% do total) tiveram queda média de preço de -6,68%, e 54 tiveram um aumento médio de preço de 2,76% em 12 meses.
O grupo com a maior queda foi o de Eletrônicos (-12,43%), influenciado principalmente por “televisores”, que tiveram queda de -13,92%, “micro system”, com queda de -9,96%, e “blu-ray” com -7,63%. O segundo grupo com maior queda foi Moda e Acessórios (-11,83%), seguido por Fotografia (-9,19%) e Telefonia (-8,99%). O grupo de Eletrodomésticos, que é o de maior peso no e-commerce, teve queda de preço de 0,58% no período Abr13/Abr12. Neste grupo destacaram-se com aumentos anuais de preços: “ar condicionado” (5,51%), “microondas” (4,91%), “moedor de carne” (3,93%) e “centrífuga de alimentos” (3,36%). Nestes catorze meses de isenção de IPI (Mar13/Nov11) para a linha branca, os produtos beneficiados apresentaram as seguintes variações: “refrigeradores” (-5,59%), “máquina de lavar roupa” (-8,73%) e “fogão” (-4,44%). A despeito da isenção, estas variações estão um pouco abaixo da variação do índice geral no mesmo período, -8,88%, e bem abaixo da variação de -19,6% em Eletrônicos. Ressalte-se que os Eletrônicos registraram queda de -19,6% no período Mar13/Mar12 a despeito de serem bastante dependentes da importação e de ter havido uma valorização de 15% do dólar neste período.
Entre todos os produtos que compõe o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual Abr13/Abr12, além dos já citados, foram: “tênis” (-14,49%), “camisa de time de futebol” (-14,05%), “celular e smartphone” (-11,06%), “câmera digital” (-10,79%), “pen drive” (-9,32%), “GPS” (-6,41%) e “home theater” (-5,78%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “frigideira” (9,67%), “cartucho de impressora” (9,53%), “tenda gazebo” (6,30%), “panela de pressão” (6,24%), “piscina” (4,34%), “scanner” (4,00%) e “aparelho telefônico” (3,99%).
Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Abr13/Abr12)
A queda de -4,94% do Índice FIPE/Buscapé no período Abr13/Abr12 contrapõe-se aos aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE, que tiveram aumento de 6,59%, e o IPC-FIPE, que cresceu 5,59% no período Mar13/Mar12. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.
Categoria: Pesquisas