Preços no e-varejo cedem 0,19% em Maio, aponta FIPE/Buscapé

| 04/06/2014 - 12:19 PM | Comentários (0)

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Em Maio de 2014, o Índice FIPE/Buscapé registrou queda média de preços de -0,19%. No período de 40 meses de acompanhamento dos preços no comércio eletrônico brasileiro, observa-se que em 78% dos meses houve queda de preços, conforme ilustra a figura 1. A média da variação mensal de preços nestes 40 meses do Índice FIPE/Buscapé foi de -0,48%, enquanto a média do IPCA no mesmo período foi de 0,51%. Nestes 40 meses a variação acumulada dos preços do comércio eletrônico foi de -7,83% – ou 24,8% inferior à variação acumulada de preços da economia de 22,5% –, refletindo o dinamismo e competitividade do setor, e a natureza dos produtos que são predominantemente vendidos no mesmo.

Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)

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Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé seis apresentaram queda de preço, conforme segue: Eletrônicos (-0,45%), Telefonia (-0,32%), Casa e Decoração (-0,31%), Fotografia (-0,16%), Informática (-0,16%) e Brinquedos e Games (-0,10%). Das 204 categorias pesquisadas, 107, ou 52%, tiveram queda média de preço de -0,37%, com destaque para: “jogo de banho” (-1,01%), “caçarola” (-0,84%) “armário de cozinha” (-0,81%), “óculos 3D” (-0,74%), “receiver para home theater” (-0,62%), “ar condicionado” (-0,61%), “cartão de memória” (-0,55%) e “televisor” (-0,55%). Das 204 categorias de produtos pesquisadas no mês, 97, ou 48%, tiveram aumento médio de preço de 0,22%, com destaque para: “leitor de e-book” (2,63%), “toner para impressora” (0,86%), “freezer” (0,84%), “scanner” (0,68%), “porta retrato digital” (0,48%), “patins” (0,46%), “PC” (0,45%) e “GPS” (0,42%). Observa-se entre os produtos com maiores aumentos mensais de preços em maio/14 – da mesma forma que em abril – uma predominância de categorias de Cosméticos e Perfumaria (0,14%), que foi o grupo com o maior aumento de preço.

Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Mai14/Abr14)

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Em um período de 12 meses (Mai14/Mai13) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -1,27%. A partir de novembro/12 observa-se uma tendência de redução das variações anuais negativas do Índice Fipe Buscapé, mas de qualquer forma a série de 29 comparações anuais de preços no e-commerce (t/t-12) é marcada por 28 quedas de preços, e apenas um aumento em novembro/13, conforme a figura 3. Observa-se uma queda anual média de -1,44% nestes primeiros cinco meses de 2014, e dada a tendência recente e as variações verificadas no ano passado esta queda anual tende a manter-se no nível atual ou aumentar um pouco ao longo do ano, caso não ocorra um novo ciclo de valorização do dólar.

Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)

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A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 7,2% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período Abr14/Abr13, e que ao longo de 2012 – antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados que têm grande peso no e-commerce – a variação do Índice FIPE/Buscapé era cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia. De qualquer forma, os números traduzem um significativo ganho de competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor, que em 2013 foi de 28% em termos nominais.

Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12)

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No período anual Maio14/Maio13, dos 10 grupos pesquisados, 6 apresentaram queda de preço, e 4 aumento, havendo expressivas diferenças entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vão de uma queda de -8,53%, em Moda e Acessórios, a um aumento de 4,34%, em Eletrodomésticos, conforme ilustra a figura 5. Há uma predominância de categorias de produtos com aumento de preço, sendo que das 142 categorias de produtos pesquisadas, 89 (63% do total) tiveram aumento médio de preço de 3,82%, e 53 (37% do total) tiveram uma queda média de preço de -4,82%.

O grupo com a maior queda de preço foi o de Moda e Acessórios (-8,53%), muito influenciado por “chuteira” (-16,02%) e “tênis” (-15,18%). O segundo grupo com maior queda foi Telefonia (-6,19%) – influenciado pela redução de -7,64% nos preços de “celulares e smartphones” –, seguido por “Eletrônicos” (-5,45%), devido principalmente às quedas em “televisores” (-6,31%), “micro system/mini system” (-4,92%) e “home theater” (-3,09%). O quarto grupo foi Fotografia (-3093%) – influenciado pela queda de -4,18% em “câmera digital”. O grupo de Eletrodomésticos – que é o segundo com maior peso no e-commerce – registrou significativo aumento anual de preço de 4,34% no período Mai14/Mai13, com destaque para: “triturador de alimentos” (22,52%), “climatizador” (13,07%), “freezer” (9,64%), “ventilador/circulador” (6,71%), “secadora de roupas” (6,0%), “ar condicionado” (5,89%) e “chuveiro/ducha” (4,69%).

Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual Mai14/Mai13, além dos já citados, foram: “dock station” (-9,60%), “camisa de time de futebol” (-6,43%), “mala” (-6,29%), “skate” (-5,64%), “tablet” (-4,67%), “batedeira” (-3,79%) e “frigideira” (-3,04%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “memória para PC” (22,52%), “processador” (9,78%), “forno a gás” (8,96%), “monitor para dvd automotivo” (9,56%) e “cooler para bebidas” (6,51%).

Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Mai14/Mai13)

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A queda de -1,27% do Índice FIPE/Buscapé no período Mai14/Mai13 contrasta com os aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 6,27% e 5,19%, respectivamente, no período Abr14/Abr13. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.

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Categoria: Balanços

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