Rakuten divulga as principais ações da empresa em 2014
A Rakuten tem firmemente se consolidado como uma das empresas líderes em serviços de internet no mundo, com as aquisições estratégicas do Viber e Ebates, e a expansão internacional dos serviços de streaming de vídeo Wuaki.tv e Viki.
Desde o anúncio na Bolsa de Tóquio em dezembro de 2013, a Rakuten continua a crescer e diversificar sua oferta, sobretudo nas áreas de conteúdo digital, serviços financeiros e de viagens. Em 2014, a empresa japonesa lançou também um fundo de investimento de $100 milhões através do Rakuten Ventures, um estágio inicial do fundo de capital de risco corporativo que é focado em capacitar startups e afetar positivamente os serviços de internet em todo o mundo.
Alguns dos principais marcos alcançados pela Rakuten em 2014 são:
Ampliação da presença global
Rakuten lançou marketplace no Reino Unido (Rakuten.co.uk) representando primeiro grande passo da Rakuten em sua busca para se tornar a líder mundial em e-commerce. A companhia planeja integrar sua oferta de varejo com seu ecossistema de serviços de internet, que inclui Kobo e Wuaki.tv. Os consumidores em breve serão capazes de acessar os serviços digitais oferecidos pela Rakuten por meio de uma única conta e comprar nos marketplaces Rakuten em todo o mundo.
Rakuten expande serviço de streaming de vídeo na Europa, com o lançamento da Wuaki.tv na França, em setembro, e na Alemanha, em novembro, e planeja estar presente em 15 países europeus até o final de 2015. A França é hoje o terceiro maior mercado para Wuaki.tv depois da Espanha onde o serviço foi lançado em 2010 e do Reino Unido, onde foi lançado em 2013.
Rakuten lança marketplace em Singapura (Rakuten.com.sg), expandindo sua presença na região da Ásia-Pacífico. A empresa estabeleceu a sua sede regional em Singapura, em 2013, para aproveitar sua proximidade com os negócios da Tailândia, Indonésia e Malásia, e seu potencial para se tornar uma ponte para interagir com startups da região.
Rakuten reforça oferta com aquisições do Viber, Ebates e Slice
Rakuten acelera sua estratégia digital com a entrada no mercado de mensagens e VoIP, por meio da aquisição do Viber. Esta compra representa mais um passo ousado da Rakuten na área de conteúdo digital, somando-se às aquisições da Kobo, Wuaki.tv, e Viki.
Rakuten adquire Ebates, pioneira e líder em cash-back online na América do Norte, permitindo que ambas as empresas ofereçam aoss seus membros a mais poderosa – e gratificante – experiência de compra disponível em qualquer lugar.
Rakuten adquire o aplicativo de e-commerce Slice, dando à empresa a capacidade de analisar os padrões de gastos dos consumidores e oferecer opções para melhorar a experiência do cliente.
Rakuten adquire participação na AirAsia Japan, a nova companhia aérea de baixo custo (LCC) de propriedade da AirAsia, maior LCC da Ásia. Esse passo reforça as ofertas da Rakuten Viagens, um dos serviços turísticos mais populares no Japão.
Rakuten financia a próxima geração de startups online
Rakuten Ventures lança um fundo de investimento de $ 100 milhões, com o foco em startups e empresas em Israel, Ásia-Pacífico, e nos EUA. O fundo global se baseia no sucesso do fundo da Rakuten do Sudeste da Ásia, que foi lançado em 2013.
Rakuten realiza mais de $ 15 milhões em investimentos em 2014, incluindo $ 10 milhões em financiamento para a plataforma móvel de publicidade PocketMath e uma rodada Série A de financiamento de $ 3,5 milhões para a start-up de reconhecimento de imagem, Visenze. A Rakuten Ventures também financiou o aplicativo de compartilhamento de arquivos Send Anywhere e Algorithmia, um marketplace de algoritmos na nuvem.
Rakuten continua a impulsionar a inovação no varejo
Rakuten lança o Instituto Rakuten de Tecnologia (RIT), em Paris, para apoiar o desenvolvimento da indústria global de e-commerce. O RIT é uma organização dedicada à pesquisa e desenvolvimento, combinando criatividade e inovação com tecnologias emergentes para impulsionar o crescimento e inovação no e-commerce mundial.
Rakuten lança primeiro serviço de transferência de dinheiro do Japão utilizando o Facebook, tornando possível que os usuários do aplicativo Rakuten Bank transfiram dinheiro para seus amigos no Facebook. O usuário simplesmente seleciona a pessoa para quem deseja enviar dinheiro, a partir de sua lista de amigos do Facebook no aplicativo, e digita a quantia que deseja transferir.
Rakuten abriu as portas para o “Rakuten CAFE”, em Tóquio, para apresentar todo o ecossistema Rakuten para os consumidores em um novo ambiente. Projetado pelo renomado diretor de arte Kashiwa Sato, o Rakuten CAFE é uma extensão offline do amplo conjunto de serviços de internet da empresa e proporciona aos clientes a oportunidade de experimentar uma variedade de serviços e produtos Rakuten em um ambiente de café. O Rakuten CAFE oferece informações para o público, desde como utilizar serviços financeiros até como fazer compras online. Os eReaders Kobo estão localizados em todo o café para os clientes usarem livremente, além de utilização complementar de tomadas de energia, carregadores de celular, e Wifi de 1Gb.
Rakuten lança serviço de cartão R-Point no Japão. O Rakuten Super Points pode agora pode ser utilizado em lojas físicas. O cartão R-Point é uma extensão offline do Rakuten Super Points, programa de fidelidade de grande sucesso, permitindo que os membros utilizem os pontos em lojas de todo o Japão.
Rakuten continua a ganhar impulso no Brasil
Lançamento do Rakuten Foods, segmento voltado somente a alimentos dentro do Rakuten Shopping. Para fomentar a entrada dos varejistas do setor alimentício na internet, um mercado ainda pouco explorado no Brasil, a Rakuten estudou os serviços logísticos na cidade de São Paulo e buscou a melhor solução de envio para os lojistas e consumidores. Atualmente são 21 lojas oferecendo os doces mais famosos a um clique, além de produtos gourmet, bolos, salgadinhos e temperos.
Rakuten Shopping dobrou o número de lojas em apenas um ano, alcançando o número de 1.200. Até o final de 2015, a Rakuten Brasil espera ter 2.300 lojas no marketplace.
Rakuten anuncia o serviço de logística da empresa, o Rakuten Fulfillment, que será lançado em março de 2015. O serviço contará com dois centros de distribuição em São Paulo e os varejistas pagarão o m² do armazenamento, manuseio e envio dos produtos, e ainda assim, serão capazes de reduzir os custos do frete em 50%.
A Rakuten EC Service, unidade de negócios dedicada à oferta de plataformas de e-commerce SaaS, lançou neste ano 9 plataformas segmentadas nas principais verticais do varejo: Fashion, Home, Tech, Supermarket, Pharma, Jewelry, Brand, Autoparts, Atacarejo. As novas plataformas visam suprir necessidades específicas dos varejistas online de cada segmento.
Categoria: Balanços