Microsoft intensifica briga com Google

| 24/06/2010 - 14:47 PM | Comentários (0)

Na última terça-feira (22/6), a Microsoft revelou os novos recursos do Bing, que visam transformá-lo em algo mais do que apenas um espaço para pesquisas. Agora, a página foi reforçada com opções de entretenimento, que permitirá aos usuários assistira a programas de TV, jogar games e ouvir música – tudo sem sair do site. E com isso, a empresa de Redmond esquentou ainda mais a briga com o Google na área de buscas.

“Essa disputa se tornou uma guerra. Só não estou muito certo se ela pode ficar ainda mais quente”, declarou Rob Enderle, analista do Enderle Group. “A Microsoft vem tentando tornar o Bing uma página cada vez mais eficiente. Ela quer que seus usuários vivam dentro do seu motor de busca e não tenham de ir para outros sites, principalmente o Google. Quanto mais coisas você puder fazer dentro do Bing, é menos provável que você queira ‘passear’ em outro lugar, como o arqui-rival”.

A Microsoft tem reforçado significativamente o Bing, para direcionar as pesquisas ligadas ao entretenimento, uma área de grande interesse dos usuários. A empresa também está olhando com atenção para outros setores, como saúde, viagens e compras. Com isso, o Bing poderá dar um belo impulso em sua competição com o Google, que há muito tempo vem dominando o mercado de buscas.

“Os movimentos dessa semana foram uma bela estratégia para o Bing”, afirmou Dan Olds, analista da Gabriel Consulting Group. “Acho que esses novos recursos são boas escolhas em sua implantação inicial, especialmente na busca de vídeos. Com uma única pesquisa, os usuários podem ver as páginas em miniatura dos vídeos, que se relacionam com seus termos de busca. Além do mais, os internautas podem ver os vídeos sem sair da página do Bing, o que os ajuda a filtrar os resultados e encontrar exatamente o que precisam”.

Ainda segundo Olds, se a Microsoft continuar a inovar e executar bem tais novidades, ela poderia forçar o Google a responder com suas próprias inovações, o que é muito bom para o mercado e para os usuários.

“As escolhas de design do Bing já impactaram o Google de forma significativa”, disse Hadley Reynolds, analista da consultoria IDC. “O mais óbvio é a introdução tardia no Google de uma coluna esquerda – em maio – e sua integração cada vez maior de outras mídias, além de mais apostas na interface. Agora, o Bing está dando mais um passo com os aperfeiçoamentos apresentados na última terça-feira. Espero ver uma série contínua de mudanças no centro nervoso da engine de buscas do Google e da Microsoft nos próximos anos, gerando concorrência também na experiência de buscas para dispositivos móveis”.

Apesar do forte investimento da Microsoft em Pesquisa & Desenvolvimento e também em publicidade, o Bing ainda não teve um grande impacto no mercado de buscas. Segundo um relatório da Hitwise, que monitora o tráfego online, a participação do Google neste setor atingiu 71% em abril último, um aumento de 2% em relação a março. O Bing está em terceiro lugar, atrás também do Yahoo, e viu seus números caírem em 2%, atingindo um share de 9,43% para o mesmo mês.

Tags: , ,

Categoria: Disputas, Notícias

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.