Confiança do consumidor no e-commerce supera 86%
O índice de confiança do consumidor de comércio eletrônico chegou a 86,03% em maio, de acordo com a empresa de serviços de e-commerce e-bit. O índice é o mesmo que foi registrado em abril.
No entanto, o resultado é ligeiramente inferior à média do índice em 2009, que foi de 86,3%. O índice mais baixo no ano passado foi o de fevereiro: 85,98%. O mais alto ocorreu em agosto (87,29%).
Para a e-bit, o patamar é positivo, pois indica que as lojas conseguiram manter seu nível de qualidade no atendimento. De acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), O ponto de excelência é atingido quando o indice chega a 85%.
O Índice de Confiança do e-consumidor foi criado pela e-bit em parceria com o Movimento Internet Segura, um comitê da camara-e.net voltado à educação do usuário final nas melhores práticas da web. O nível de satisfação é medido por meio de dez quesitos, como facilidade de compra, seleção de produtos, preços, navegação e entrega no prazo, entre outros.
O indice de maio baseou-se nas respostas de 113.948 pessoas que fizeram compras em sites de e-commerce entre os dias 1.º e 31 daquele mês.