Cadastro de produtos: etapa onde a venda começa

| 07/06/2017 - 11:28 AM | Comentários (0)

O cadastro de produtos é uma das etapas mais importantes para qualquer operação de comércio eletrônico, pois exerce influência direta no processo de decisão de compra dos e-consumidores. Se o conteúdo da página de um produto for produzido com cuidado e cadastrado corretamente, irá refletir num melhor posicionamento orgânico entre as páginas de pesquisa dos buscadores. Mas a verdade é que poucas são as lojas virtuais que dão a devida importância a esse processo.

O CEO do Grupo iDOC, Marco Aurélio de Paula, revela, também, que ao idealizar uma estrutura de informação para o cadastro de produtos, não se pode deixar de falar de navegação e usabilidade das páginas. “O site deverá encantar e despertar a necessidade de compra dos e-consumidores”, afirma.

Para ajudar nessa etapa, De Paula listou os itens que não podem faltar ao cadastrar os produtos no site. Vamos a eles?

Taxonomia da Informação

“A loja virtual deve ser constituída de forma simples e clara, que facilite a localização do produto desejado pelo e-consumidor”, recomenda De Paula. Segundo ele, o cadastro desta estrutura deve oferecer uma menor quantidade de cliques para se chegar à localização exata do produto.

Categorização de Produto

De Paula recomenda que para se ter um excelente resultado no processo de busca de um produto no site, deve-se categorizá-lo de forma simples, agrupando ao máximo os produtos pelo que eles são, não devendo ter mais do que três páginas de produto por categoria. Outro item relevante que ele destaca é buscar o agrupamento de categorias, onde se busca associá-las às categorias que possuem afinidades entre elas (Seções). “Se a sua loja possuir um mix de produto muito grande, você precisa criar um novo nível de agrupamento (Departamento) para que o e-consumidor possa localizar e refinar a sua navegação através de características especificas do produto”, aconselha.

Título da Oferta

O título da oferta da página do produto é importante para persuadir o e-consumidor no processo de compra. De Paula destaca que o produto deve conter na nomenclatura as características mais importantes, tais como: modelo, marca e especificações técnicas. “Devemos nos colocar no lugar do e-consumidor e imaginar como ele buscaria o produto em uma loja física. Além disso, se considerarmos as técnicas de SEO, o título leva a classificação de heading Tags H1 no recurso de programação HTML”, lembra.

Descrição Comercial

O campo descrição na página de produto deve ser preenchido com um conteúdo otimizado exclusivo, segundo De Paula. “A descrição deve descrever as funcionalidades e usabilidade do produto, um texto que motive o e-consumidor a querer o produto naquele instante”, diz. No recurso de programação HTML, a descrição deve receber a classificação de heading Tags H2.

Foto do Produto

“A foto do produto deverá seguir um padrão de qualidade real, pois ela será a vitrine da sua loja virtual”, assinala De Paula. Segundo ele, os produtos devem ser exibidos em diversos ângulos para facilitar a decisão de compra do e-consumidor.

Vídeo de Produto

Para melhorar a exposição dos produtos, a criação e o desenvolvimento de vídeos é uma boa solução. Segundo o CEO, este recurso é muito procurado pelos e-consumidores e um ótimo meio de marketing de conteúdo para mostrar ao público que a loja conhece aquilo que está vendendo.

URL Amigável

Segundo De Paula, URLs amigáveis fazem toda a diferença na busca orgânica. “Ela precisa ter no contexto algumas palavras-chave. Com isso, o buscador apresenta o termo em negrito chamando a atenção do e-consumidor e contribuindo para o aumento de cliques”, afirma.

Meta Description

Meta description é o texto utilizado pelo Google na exibição dos resultados de busca que fica identificado logo abaixo do Título do Produto. De Paula explica que esse conteúdo não influencia no rankeamento da página no Google, mas uma boa descrição contribui para o aumento da taxa de cliques e este sim tem relação para aumentar o posicionamento de um resultado no buscador.

Meta Keyword

Este item no passado era utilizado para ajudar os mecanismos de busca a interpretar o conteúdo e definir a relevância e o posicionamento das páginas do site. Hoje, segundo De Paula, ele serve para definir quais os termos são mais utilizados pelos e-consumidores para buscar um determinado produto no site.

Por fim, De Paula recomenda que no momento de cadastrar produtos, o lojista pense sempre em estratégias interativas. “Na criação dos textos, fotos ou vídeos, conte sempre com uma plataforma de e-commerce robusta que te oriente e facilite no processo de cadastro”, finaliza.

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Categoria: Dicas

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